RELATO DE EXPERIÊNCIA – ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO ALIANÇA AMÉRICA (2024 - 2025)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132909 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5365 "inscrito_id" => 14041 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO ALIANÇA AMÉRICA (2024 - 2025)" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência docente realizada no curso de inglês Aliança América, em 2024 e no começo de 2025, com aulas individuais para estudantes do ensino médio e superior. O objetivo central da intervenção foi transformar o ensino remoto da língua inglesa em um processo mais significativo, dinâmico e centradona aprendizagem do aluno, por meio da integração entre tecnologias digitais e metodologias ativas, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning), bem como criação de portfólio para avaliação dos alunos. A experiência teve como foco reduzir a centralidade do professor nas aulas virtuais — realizadas via Google Meet — e promover maior autonomia e envolvimento dos estudantes. Durante o processo, observou-se uma evolução significativa na postura dos alunos frente ao aprendizado. A proposta provocou não apenas um aumento das notas, mas sobretudo uma transformação na relação dos estudantes com o erro, que passou a ser visto como parte natural da aprendizagem. Relatos de autoconfiança crescente foram comuns ao final das aulas práticas, o que revela um fortalecimento da autoestima discente. Entre os desafios, destacou-se a dificuldade dos alunos em reter o vocabulário entre as aulas. Para mitigar esse problema, o professor recorreu a materiais de apoio visual (tabelas e resumos gramaticais), além de estimular anotações. A experiência também adotou princípios de acessibilidade digital, com slides adaptados para alunos com TDAH, daltonismo e baixa visão, e contou com apoio de colegas docentes para monitoramento da inclusão. Como desdobramento, a abordagem inspirou práticas semelhantes em palestras do curso, revelando seu potencial de replicabilidade. Ao fim, a experiência reafirma o papel do professor como mediador de processos criativos e formadores de sujeitos autônomos e protagonistas de seu próprio aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14041_TB5365_07042025212701.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IHAGO BARBOSA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "IHAGO" "autor_email" => "ihago.cmr@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132909 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5365 "inscrito_id" => 14041 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO ALIANÇA AMÉRICA (2024 - 2025)" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência docente realizada no curso de inglês Aliança América, em 2024 e no começo de 2025, com aulas individuais para estudantes do ensino médio e superior. O objetivo central da intervenção foi transformar o ensino remoto da língua inglesa em um processo mais significativo, dinâmico e centradona aprendizagem do aluno, por meio da integração entre tecnologias digitais e metodologias ativas, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning), bem como criação de portfólio para avaliação dos alunos. A experiência teve como foco reduzir a centralidade do professor nas aulas virtuais — realizadas via Google Meet — e promover maior autonomia e envolvimento dos estudantes. Durante o processo, observou-se uma evolução significativa na postura dos alunos frente ao aprendizado. A proposta provocou não apenas um aumento das notas, mas sobretudo uma transformação na relação dos estudantes com o erro, que passou a ser visto como parte natural da aprendizagem. Relatos de autoconfiança crescente foram comuns ao final das aulas práticas, o que revela um fortalecimento da autoestima discente. Entre os desafios, destacou-se a dificuldade dos alunos em reter o vocabulário entre as aulas. Para mitigar esse problema, o professor recorreu a materiais de apoio visual (tabelas e resumos gramaticais), além de estimular anotações. A experiência também adotou princípios de acessibilidade digital, com slides adaptados para alunos com TDAH, daltonismo e baixa visão, e contou com apoio de colegas docentes para monitoramento da inclusão. Como desdobramento, a abordagem inspirou práticas semelhantes em palestras do curso, revelando seu potencial de replicabilidade. Ao fim, a experiência reafirma o papel do professor como mediador de processos criativos e formadores de sujeitos autônomos e protagonistas de seu próprio aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14041_TB5365_07042025212701.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IHAGO BARBOSA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "IHAGO" "autor_email" => "ihago.cmr@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }