Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TIKTOK® COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DE DURAÇÃO VERSUS ENGAJAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132689
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5056
    "inscrito_id" => 13652
    "titulo" => "TIKTOK® COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DE DURAÇÃO VERSUS ENGAJAMENTO"
    "resumo" => "A rede social TikTok® vem se consolidando como uma ferramenta educacional inovadora e com impacto na divulgação científica. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou relatar a experiência de um perfil no TikTok® intitulado “@projeto.micro.sen” voltado à produção de vídeos sobre modelos didáticos, analisando a relação entre tempo de duração dos vídeos e engajamento (curtidas). A metodologia consistiu na produção e publicação semanal de vídeos sobre modelos didáticos que abordaram os cinco sentidos humanos, de forma a aprofundar o conhecimento das partes internas e externas de composição dos microrganismos (bactérias, fungos e vírus). No total 40 vídeos foram analisados tendo como base o tempo de duração, os quais foram categorizados em vídeos de curta duração (até 1 min) e longa duração (acima de 1 min), bem como também, foram coletados dados referentes ao número de curtidas ao longo do ano de 2024. A análise buscou cruzar os dados referentes às curtidas em relação à duração dos vídeos e, os resultados indicam que aqueles com menor duração obtiveram maior número de curtidas, enquanto os de longa duração apresentaram menor quantidade de curtidas, sugerindo que quanto menor o tempo, maior o engajamento do público. Os achados reforçam a importância de levar conhecimento científico de qualidade através da utilização de estratégias que possam otimizar a disseminação de conhecimento na plataforma, sendo a elaboração de vídeos mais curtos, uma excelente alternativa. Portanto, conclui-se que a duração do vídeo é um fator importante para o engajamento do conteúdo educacional no TikTok®. Estudos futuros do grupo poderão aprofundar a influência de outros elementos audiovisuais, como uso de legendas, estilo de narração e efeitos visuais, na efetividade dessa rede social para divulgação de conteúdo científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13652_TB5056_07042025112536.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA HELENA PINTO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "laura.castro@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132689
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5056
    "inscrito_id" => 13652
    "titulo" => "TIKTOK® COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DE DURAÇÃO VERSUS ENGAJAMENTO"
    "resumo" => "A rede social TikTok® vem se consolidando como uma ferramenta educacional inovadora e com impacto na divulgação científica. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou relatar a experiência de um perfil no TikTok® intitulado “@projeto.micro.sen” voltado à produção de vídeos sobre modelos didáticos, analisando a relação entre tempo de duração dos vídeos e engajamento (curtidas). A metodologia consistiu na produção e publicação semanal de vídeos sobre modelos didáticos que abordaram os cinco sentidos humanos, de forma a aprofundar o conhecimento das partes internas e externas de composição dos microrganismos (bactérias, fungos e vírus). No total 40 vídeos foram analisados tendo como base o tempo de duração, os quais foram categorizados em vídeos de curta duração (até 1 min) e longa duração (acima de 1 min), bem como também, foram coletados dados referentes ao número de curtidas ao longo do ano de 2024. A análise buscou cruzar os dados referentes às curtidas em relação à duração dos vídeos e, os resultados indicam que aqueles com menor duração obtiveram maior número de curtidas, enquanto os de longa duração apresentaram menor quantidade de curtidas, sugerindo que quanto menor o tempo, maior o engajamento do público. Os achados reforçam a importância de levar conhecimento científico de qualidade através da utilização de estratégias que possam otimizar a disseminação de conhecimento na plataforma, sendo a elaboração de vídeos mais curtos, uma excelente alternativa. Portanto, conclui-se que a duração do vídeo é um fator importante para o engajamento do conteúdo educacional no TikTok®. Estudos futuros do grupo poderão aprofundar a influência de outros elementos audiovisuais, como uso de legendas, estilo de narração e efeitos visuais, na efetividade dessa rede social para divulgação de conteúdo científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13652_TB5056_07042025112536.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA HELENA PINTO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "laura.castro@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A rede social TikTok® vem se consolidando como uma ferramenta educacional inovadora e com impacto na divulgação científica. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou relatar a experiência de um perfil no TikTok® intitulado “@projeto.micro.sen” voltado à produção de vídeos sobre modelos didáticos, analisando a relação entre tempo de duração dos vídeos e engajamento (curtidas). A metodologia consistiu na produção e publicação semanal de vídeos sobre modelos didáticos que abordaram os cinco sentidos humanos, de forma a aprofundar o conhecimento das partes internas e externas de composição dos microrganismos (bactérias, fungos e vírus). No total 40 vídeos foram analisados tendo como base o tempo de duração, os quais foram categorizados em vídeos de curta duração (até 1 min) e longa duração (acima de 1 min), bem como também, foram coletados dados referentes ao número de curtidas ao longo do ano de 2024. A análise buscou cruzar os dados referentes às curtidas em relação à duração dos vídeos e, os resultados indicam que aqueles com menor duração obtiveram maior número de curtidas, enquanto os de longa duração apresentaram menor quantidade de curtidas, sugerindo que quanto menor o tempo, maior o engajamento do público. Os achados reforçam a importância de levar conhecimento científico de qualidade através da utilização de estratégias que possam otimizar a disseminação de conhecimento na plataforma, sendo a elaboração de vídeos mais curtos, uma excelente alternativa. Portanto, conclui-se que a duração do vídeo é um fator importante para o engajamento do conteúdo educacional no TikTok®. Estudos futuros do grupo poderão aprofundar a influência de outros elementos audiovisuais, como uso de legendas, estilo de narração e efeitos visuais, na efetividade dessa rede social para divulgação de conteúdo científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.