FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129186 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 4047 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS" "resumo" => "A educação linguística, como outras áreas de atuação do professor, é desafiadora, principalmente em se tratando do ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Em um momento ainda considerado de pós-pandemia, buscar formas para o êxito no processo de alfabetização e letramento precisa ser encampado por governos, instituições educacionais e sociedade civil. Esse quadro traz, para pesquisadores(as) e professores(as) preocupações ao mesmo tempo que estímulo para encontrar alternativas que apontem mudanças significativas para quem, como docente do ensino fundamental anos finais, têm na sala de aula o desafio de formar leitores. Este trabalho objetiva discutir a introdução de uma pesquisa-ação preocupada com a capacidade leitora de uma turma do 6º ano de uma escola pública estadual no Recife. Sob uma base etnográfica e qualitativa, será realizada uma inserção no chão da escola, buscando-se a partir da ecologia escolar (re)conhecer gostos, dificuldades (ou não) de leitura da turma. Como hipótese, espera-se encontrar estudantes com dificuldades acentuadas na consolidação da alfabetização e com dificuldade na leitura e na escrita, tendo em vista que esses estavam no início da pandemia da Covid 19 no Brasil, em 2020, no primeiro ano do ensino básico. A partir da inserção de dois licenciandos de letras na turma, na rotina escolar, em uma observação participante e de pesquisa-ação com aplicação de atividades lúdicas, serão realizadas diagnoses da turma, formação de grupos específicos, considerando-se o nível de alfabetização e letramento. Espera-se com a pesquisa avançar na discussão sobre dificuldades no processo de ensino de língua portuguesa e de letramento nos anos finais do fundamental, mas, especialmente, discutir as propostas de atividades, sua recepção em sala de aula em prol da melhoria da competência leitora e da entrada do alunado no mundo da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4047_TB222_22022025123910.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA HELENA DIAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandra.dmelo@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129186 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 4047 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS" "resumo" => "A educação linguística, como outras áreas de atuação do professor, é desafiadora, principalmente em se tratando do ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Em um momento ainda considerado de pós-pandemia, buscar formas para o êxito no processo de alfabetização e letramento precisa ser encampado por governos, instituições educacionais e sociedade civil. Esse quadro traz, para pesquisadores(as) e professores(as) preocupações ao mesmo tempo que estímulo para encontrar alternativas que apontem mudanças significativas para quem, como docente do ensino fundamental anos finais, têm na sala de aula o desafio de formar leitores. Este trabalho objetiva discutir a introdução de uma pesquisa-ação preocupada com a capacidade leitora de uma turma do 6º ano de uma escola pública estadual no Recife. Sob uma base etnográfica e qualitativa, será realizada uma inserção no chão da escola, buscando-se a partir da ecologia escolar (re)conhecer gostos, dificuldades (ou não) de leitura da turma. Como hipótese, espera-se encontrar estudantes com dificuldades acentuadas na consolidação da alfabetização e com dificuldade na leitura e na escrita, tendo em vista que esses estavam no início da pandemia da Covid 19 no Brasil, em 2020, no primeiro ano do ensino básico. A partir da inserção de dois licenciandos de letras na turma, na rotina escolar, em uma observação participante e de pesquisa-ação com aplicação de atividades lúdicas, serão realizadas diagnoses da turma, formação de grupos específicos, considerando-se o nível de alfabetização e letramento. Espera-se com a pesquisa avançar na discussão sobre dificuldades no processo de ensino de língua portuguesa e de letramento nos anos finais do fundamental, mas, especialmente, discutir as propostas de atividades, sua recepção em sala de aula em prol da melhoria da competência leitora e da entrada do alunado no mundo da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4047_TB222_22022025123910.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA HELENA DIAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandra.dmelo@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }