Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO CAMINHO À OBTENÇÃO DA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse estudo investiga de que maneira as práticas educativas podem contribuir para a independência financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco na Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, utiliza o método do Caso Alargado para aprofundar a compreensão sobre o fenômeno estudado. O referencial teórico baseia-se em autores como Paulo Freire (1987), que discute a educação como ferramenta de emancipação, Libâneo (1991), que enfatiza o papel da prática educativa na transformação social e Toledo (2011), que destaca que a falta de ações afirmativas dificulta o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal das mulheres, afetando suas oportunidades no âmbito educacional e profissional. Na educação, isso exige práticas que promovam equidade de gênero. A pesquisa de campo envolveu a observação das atividades formativas oferecidas pela Secretaria, bem como entrevistas com alunas, professoras e coordenadoras dos cursos profissionalizantes. Os resultados demonstram que as práticas educativas exercem um papel fundamental na ampliação das possibilidades de inserção das mulheres no mercado de trabalho, promovendo autonomia e autoestima. Identificou-se que muitas participantes enfrentam dificuldades como a ausência de uma rede de apoio e a sobrecarga de responsabilidades domésticas, o que compromete sua permanência nos cursos. No entanto, o impacto positivo das práticas educativas é evidente, permitindo a essas mulheres uma reconfiguração de suas trajetórias profissionais e pessoais. Conclui-se que a educação voltada para a qualificação profissional dessas mulheres deve ser fortalecida como política pública prioritária para a redução das desigualdades de gênero e sociais.

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