Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RAÍZES DO CUIDADO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132371
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4645
    "inscrito_id" => 12368
    "titulo" => "RAÍZES DO CUIDADO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "As plantas medicinais e terapêuticas têm sido uma parte essencial da minha vida desde a infância, essa conexão foi fortalecida foi ainda mais fortalecida pelo ensino de botânica, que ampliou minha compreensão sobre suas propriedades e benefícios. Essa prática reflete meu respeito pela natureza e sua conexão com a etnobotânica. Utilizei ervas medicinais para tratar diversas condições, confiando em suas propriedades terapêuticas. Desde cedo, compreendi que as ervas são mais que elementos naturais, sendo fontes de cura, equilíbrio e aprendizado. Essa relação com exímio as ervas e seus usos terapêuticos também está imbuída de alguma dimensão cultural, a qual promove essa valorização das práticas antigas e a preservação do conhecimento tradicional. No âmbito acadêmico, as atividades práticas realizadas na disciplina de Botânica Agrícola ministrada no período de 2024/2 incluíram uma observação das lâminas vegetais no microscópio, a análise de padrões de filotaxia e morfologia floral, e a aplicação de técnicas para herborização e estudo da frutificação. Ao explorar as ervas medicinais do meu cultivo, relacionei suas características botânicas às práticas estudadas, aprofundando minha compreensão sobre suas propriedades. A identificação e classificação detalhada das espécies, incluindo seus nomes científicos, ampliou minha percepção sobre seu potencial além do uso empírico. A experiência no ensino na disciplina de Botânica Agrícola consolidou o entendimento da experiência prática e teórica com plantas fortalecendo minha conexão entre elas com relevância científica e ambiental. O estudo de nomenclaturas e técnicas de análise destacou a importância da biodiversidade e da preservação ambiental, levando-me a valorizar as ervas não apenas na medicina tradicional, mas também como essenciais para o desenvolvimento sustentável e a preservação de saberes ancestrais. Conclui-se que essa experiência me motivou a aprofundar meus conhecimentos de forma responsável, promovendo a valorização e o uso consciente das plantas em minha vida e carreira profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12368_TB4645_24042025234102.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA COSTA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardo.barista0998@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132371
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4645
    "inscrito_id" => 12368
    "titulo" => "RAÍZES DO CUIDADO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "As plantas medicinais e terapêuticas têm sido uma parte essencial da minha vida desde a infância, essa conexão foi fortalecida foi ainda mais fortalecida pelo ensino de botânica, que ampliou minha compreensão sobre suas propriedades e benefícios. Essa prática reflete meu respeito pela natureza e sua conexão com a etnobotânica. Utilizei ervas medicinais para tratar diversas condições, confiando em suas propriedades terapêuticas. Desde cedo, compreendi que as ervas são mais que elementos naturais, sendo fontes de cura, equilíbrio e aprendizado. Essa relação com exímio as ervas e seus usos terapêuticos também está imbuída de alguma dimensão cultural, a qual promove essa valorização das práticas antigas e a preservação do conhecimento tradicional. No âmbito acadêmico, as atividades práticas realizadas na disciplina de Botânica Agrícola ministrada no período de 2024/2 incluíram uma observação das lâminas vegetais no microscópio, a análise de padrões de filotaxia e morfologia floral, e a aplicação de técnicas para herborização e estudo da frutificação. Ao explorar as ervas medicinais do meu cultivo, relacionei suas características botânicas às práticas estudadas, aprofundando minha compreensão sobre suas propriedades. A identificação e classificação detalhada das espécies, incluindo seus nomes científicos, ampliou minha percepção sobre seu potencial além do uso empírico. A experiência no ensino na disciplina de Botânica Agrícola consolidou o entendimento da experiência prática e teórica com plantas fortalecendo minha conexão entre elas com relevância científica e ambiental. O estudo de nomenclaturas e técnicas de análise destacou a importância da biodiversidade e da preservação ambiental, levando-me a valorizar as ervas não apenas na medicina tradicional, mas também como essenciais para o desenvolvimento sustentável e a preservação de saberes ancestrais. Conclui-se que essa experiência me motivou a aprofundar meus conhecimentos de forma responsável, promovendo a valorização e o uso consciente das plantas em minha vida e carreira profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12368_TB4645_24042025234102.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA COSTA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardo.barista0998@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As plantas medicinais e terapêuticas têm sido uma parte essencial da minha vida desde a infância, essa conexão foi fortalecida foi ainda mais fortalecida pelo ensino de botânica, que ampliou minha compreensão sobre suas propriedades e benefícios. Essa prática reflete meu respeito pela natureza e sua conexão com a etnobotânica. Utilizei ervas medicinais para tratar diversas condições, confiando em suas propriedades terapêuticas. Desde cedo, compreendi que as ervas são mais que elementos naturais, sendo fontes de cura, equilíbrio e aprendizado. Essa relação com exímio as ervas e seus usos terapêuticos também está imbuída de alguma dimensão cultural, a qual promove essa valorização das práticas antigas e a preservação do conhecimento tradicional. No âmbito acadêmico, as atividades práticas realizadas na disciplina de Botânica Agrícola ministrada no período de 2024/2 incluíram uma observação das lâminas vegetais no microscópio, a análise de padrões de filotaxia e morfologia floral, e a aplicação de técnicas para herborização e estudo da frutificação. Ao explorar as ervas medicinais do meu cultivo, relacionei suas características botânicas às práticas estudadas, aprofundando minha compreensão sobre suas propriedades. A identificação e classificação detalhada das espécies, incluindo seus nomes científicos, ampliou minha percepção sobre seu potencial além do uso empírico. A experiência no ensino na disciplina de Botânica Agrícola consolidou o entendimento da experiência prática e teórica com plantas fortalecendo minha conexão entre elas com relevância científica e ambiental. O estudo de nomenclaturas e técnicas de análise destacou a importância da biodiversidade e da preservação ambiental, levando-me a valorizar as ervas não apenas na medicina tradicional, mas também como essenciais para o desenvolvimento sustentável e a preservação de saberes ancestrais. Conclui-se que essa experiência me motivou a aprofundar meus conhecimentos de forma responsável, promovendo a valorização e o uso consciente das plantas em minha vida e carreira profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.