Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNCIONALIDADES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na infância as brincadeiras são presentes e significativas, sendo nessa fase que se deve aproveitar para ensinar de maneira lúdica com sentido atrativos por meio de brincadeiras. De acordo com Moyles (2002), a principal atividade da criança é o ato de brincar e por meio dela a criança aprende a descobrir o mundo ao seu redor. A autora ainda ressalta que ao brincar a criança mantém o cérebro ativo, pois ela se sente desafiada a dominar o que já conhece e buscar o que é novo. A utilização de jogos e brincadeiras auxiliam no processo de desenvolvimento e crescimento da criança nos aspectos físicos, afetivos, cognitivos e motores. Trata-se de um estudo baseado em uma metodologia do tipo qualitativa, com levantamento bibliográfico como procedimento metodológico. A pesquisa qualitativa examina evidências, pode ter como base dados verbais e visuais para compreender fenômenos em que os dados são coletados e sistematizados. Assim, a revisão de literatura foi baseada na análise de trabalhos elaborados por diversos autores como Vygotsky (1998), Cotonhoto (2019), Piaget (1978), entre outros. A importância do brincar e jogar na educação infantil é abordada na Base Nacional Comum Curricular-BNCC como um dos pilares indispensáveis para a aprendizagem da criança, têm como pivôs estruturantes em suas aprendizagens as interações e as brincadeiras, é uma garantia dos direitos de conviver, brincar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Portanto, o ato do brincar para a criança é além do aprender a socializar-se com outras crianças, permite o seu desenvolvimento em relação ao raciocínio, criatividade e outras habilidades. O ato de brincar é considerado e aliado tanto a uma fonte de lazer como fonte de conhecimento, parte integrante do processo pedagógico. Além disso, o brincar se constitui uma maneira da criança manifestar significados, assimilar seu papel social, compreender relações afetivas e construir seu conhecimento.

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