O PAPEL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA FRANCESA: UM OLHAR SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E A CONTRIBUIÇÃO PARA A COMUNIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132279 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4514 "inscrito_id" => 3806 "titulo" => "O PAPEL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA FRANCESA: UM OLHAR SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E A CONTRIBUIÇÃO PARA A COMUNIDADE" "resumo" => "O ensino de língua estrangeira no âmbito educacional expande-se ao passo que o processo de globalização se desenvolve. A prática de ensino de língua estrangeira inserida no contexto educacional, além de cooperar para a democratização do acesso ao conhecimento, propicia uma ampla possibilidade de aprendizado e participação da comunidade, o que pode influir no processo de formação cidadã intercultural dos estudantes, nos meios de interação e na constituição de uma prática pedagógica mais inclusiva. Nesse sentido, o ensino de língua francesa no contexto educacional, se constitui como uma prática pedagógica que propicia a produção e compartilhamento de saberes relacionados ao idioma, bem como sua cultura, o que pode contribuir para a formação intercultural dos estudantes, sendo fundamental para sua formação cidadã, além de democratizar o acesso e a participação da comunidade no aprendizado do francês. Nessa perspectiva, é imprescindível considerar que a formação do docente de língua estrangeira possui um papel fundamental para a formação dos estudantes, o desenvolvimento educacional e a transformação da comunidade. Sabendo da importância da formação do professor de língua estrangeira para comunidade, esse trabalho tem como objetivo analisar a formação do docente de língua francesa e. seu papel para a comunidade de estudantes da Casa de Cultura Francesa da UFC, Para alcançar os objetivos deste trabalho, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativo por meio de entrevistas, fazendo a análise de dados produzidos pelos estudantes e professores de língua francesa da Universidade Federal Do Ceará, verificando a contribuição do papel do docente de língua francesa no processo de formação educacional dos estudantes. Para a análise dos dados, foram consideradas noções do Agir do Professor e da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004; MACHADO, 2007). Os resultados apontam para uma melhor compreensão acerca da formação docente em língua francesa e seu papel na comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3806_TB4514_01042025223401.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELTON DANIEL ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "HELTON" "autor_email" => "heltonalvesp30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132279 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4514 "inscrito_id" => 3806 "titulo" => "O PAPEL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA FRANCESA: UM OLHAR SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E A CONTRIBUIÇÃO PARA A COMUNIDADE" "resumo" => "O ensino de língua estrangeira no âmbito educacional expande-se ao passo que o processo de globalização se desenvolve. A prática de ensino de língua estrangeira inserida no contexto educacional, além de cooperar para a democratização do acesso ao conhecimento, propicia uma ampla possibilidade de aprendizado e participação da comunidade, o que pode influir no processo de formação cidadã intercultural dos estudantes, nos meios de interação e na constituição de uma prática pedagógica mais inclusiva. Nesse sentido, o ensino de língua francesa no contexto educacional, se constitui como uma prática pedagógica que propicia a produção e compartilhamento de saberes relacionados ao idioma, bem como sua cultura, o que pode contribuir para a formação intercultural dos estudantes, sendo fundamental para sua formação cidadã, além de democratizar o acesso e a participação da comunidade no aprendizado do francês. Nessa perspectiva, é imprescindível considerar que a formação do docente de língua estrangeira possui um papel fundamental para a formação dos estudantes, o desenvolvimento educacional e a transformação da comunidade. Sabendo da importância da formação do professor de língua estrangeira para comunidade, esse trabalho tem como objetivo analisar a formação do docente de língua francesa e. seu papel para a comunidade de estudantes da Casa de Cultura Francesa da UFC, Para alcançar os objetivos deste trabalho, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativo por meio de entrevistas, fazendo a análise de dados produzidos pelos estudantes e professores de língua francesa da Universidade Federal Do Ceará, verificando a contribuição do papel do docente de língua francesa no processo de formação educacional dos estudantes. Para a análise dos dados, foram consideradas noções do Agir do Professor e da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004; MACHADO, 2007). Os resultados apontam para uma melhor compreensão acerca da formação docente em língua francesa e seu papel na comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3806_TB4514_01042025223401.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELTON DANIEL ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "HELTON" "autor_email" => "heltonalvesp30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }