O BOM PROFESSOR: IMPASSES E DESAFIOS DA RELAÇÃO PROFESSOR VERSUS ALUNO NA ATUALIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130858 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2513 "inscrito_id" => 5257 "titulo" => "O BOM PROFESSOR: IMPASSES E DESAFIOS DA RELAÇÃO PROFESSOR VERSUS ALUNO NA ATUALIDADE" "resumo" => "Quais os desafios e impasses enfretados pelo professor na atualidade? O que mudou na relação professor versus aluno? Quais os discursos (médico, jurídico, pedagógico e psicológico) que circulam no contexto escolar ? Quais os possíveis sofrimentos por eles gerados? Tomando como ponto de partida para problematização da relação professor, escola, aluno e pais realizamos a análise filmica de O Bom Professor (2024) do cineasta Teddy Lussi-Modeste. A obra exibe o cotidiano de um jovem e entusiasmado professor no esforço genuíno de despertar nos alunos a participação e desejo de saber durante o ensino. No entanto, sua dedicação sofre um mal entendido. A partir de um exemplo casual envolvendo uma tímida aluna, é interpretada como ato de assédio e aos poucos ganha proporções inimagináveis. A fantasia do interesse e sedução da parte do professor para com a aluna, promove uma inflação do imaginário e precipita a dimensão do real da violência na sala de aula e no contexto extra muros com inclusive ameaça de morte do professor. Há uma passagem do mal entendido à condenação, em virtude da ausência do benefício da dúvida, com relação ao professor que é julgado e condenado pelos seus pares antes mesmo de ser escutado. Ele se sente angustiado e desamparado, quando já não mais pode contar com os outros para provar a verdade da inocência. O filme inspirado em fatos reais revela as nuances das relações de poder no contexto escolar, a fragilidade da figura do educador na atualidade e adverte sobre a política do cancelamento, do discurso da judicialização bem como a dimensão do impossível de educar em jogo na relação professor aluno, e nos faz questionar, mas afinal de contas o que é um bom professor?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5257_TB2513_11032025183921.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARYNNA MAGALHÃES BARROS DA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "KARYNNA" "autor_email" => "karynna.magalhaes@professor.ufcg.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130858 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2513 "inscrito_id" => 5257 "titulo" => "O BOM PROFESSOR: IMPASSES E DESAFIOS DA RELAÇÃO PROFESSOR VERSUS ALUNO NA ATUALIDADE" "resumo" => "Quais os desafios e impasses enfretados pelo professor na atualidade? O que mudou na relação professor versus aluno? Quais os discursos (médico, jurídico, pedagógico e psicológico) que circulam no contexto escolar ? Quais os possíveis sofrimentos por eles gerados? Tomando como ponto de partida para problematização da relação professor, escola, aluno e pais realizamos a análise filmica de O Bom Professor (2024) do cineasta Teddy Lussi-Modeste. A obra exibe o cotidiano de um jovem e entusiasmado professor no esforço genuíno de despertar nos alunos a participação e desejo de saber durante o ensino. No entanto, sua dedicação sofre um mal entendido. A partir de um exemplo casual envolvendo uma tímida aluna, é interpretada como ato de assédio e aos poucos ganha proporções inimagináveis. A fantasia do interesse e sedução da parte do professor para com a aluna, promove uma inflação do imaginário e precipita a dimensão do real da violência na sala de aula e no contexto extra muros com inclusive ameaça de morte do professor. Há uma passagem do mal entendido à condenação, em virtude da ausência do benefício da dúvida, com relação ao professor que é julgado e condenado pelos seus pares antes mesmo de ser escutado. Ele se sente angustiado e desamparado, quando já não mais pode contar com os outros para provar a verdade da inocência. O filme inspirado em fatos reais revela as nuances das relações de poder no contexto escolar, a fragilidade da figura do educador na atualidade e adverte sobre a política do cancelamento, do discurso da judicialização bem como a dimensão do impossível de educar em jogo na relação professor aluno, e nos faz questionar, mas afinal de contas o que é um bom professor?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5257_TB2513_11032025183921.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARYNNA MAGALHÃES BARROS DA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "KARYNNA" "autor_email" => "karynna.magalhaes@professor.ufcg.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }