Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANALISANDO AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS NEGRAS NA MÚSICA POP BRASILEIRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as representações femininas negras na música pop brasileira, buscando refletir sobre como essas representações sociais são construídas e podem ser interpretadas no contexto sociocultural, contribuindo para o letramento crítico dos alunos da educação básica. Fundamentam nossas discussões: (i) os estudos de gênero e raça, que discutem a interseccionalidade (Akotirene, 2019); (ii) o letramento crítico (Freire, 1996, Kleiman, 2012, Rojo, 2009) e (iii) a Teoria das Representações Sociais, a partir de estudos de (Moscovici, 2012, 2015; Marková, 2000, 2017; Abric 2001 e Jodelet 2001, 2015). A metodologia adotada é qualitativa, com uma abordagem interpretativa, baseada na análise de conteúdo de letras e videoclipes de artistas da música pop brasileira. Foram selecionados exemplos de artistas reconhecidas no cenário nacional musical, como Iza e Karol Conká, para identificar padrões de representações. As análises revelam duas principais representações femininas negras na música pop brasileira. A primeira é a da mulher negra empoderada, que desafia os estereótipos tradicionais e reivindica sua autonomia. A segunda representação é a da mulher negra como símbolo de resistência cultural, que utiliza a música como forma de denúncia e expressão política, especialmente em relação ao racismo e às desigualdades sociais. Essas representações revelam as propostas e negociações entre o mercado cultural e as demandas por maior visibilidade, ou seja, revelam como o mercado cultural e, sobretudo, o musical tem tratado as questões de representatividade. Sendo assim, levar essa reflexão para a sala de aula contribui para o desenvolvimento do letramento crítico dos alunos, estimulando a reflexão sobre estereótipos, identidade e diversidade na mídia.

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