ESCOLA FULL TIME: UMA ABORDAGEM PARA MAXIMIZAR A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131954 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4067 "inscrito_id" => 5646 "titulo" => "ESCOLA FULL TIME: UMA ABORDAGEM PARA MAXIMIZAR A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este estudo investiga a implementação do modelo educacional Full Time no Colégio Antares, localizado no Ceará, buscando compreender suas inovações e o impacto transformador na educação básica. O modelo Full Time, ao estender a jornada escolar, promove uma integração sinérgica entre disciplinas acadêmicas, projetos interdisciplinares e atividades práticas, visando um desenvolvimento holístico dos alunos. A pesquisa explora detalhadamente os componentes centrais dessa metodologia, incluindo a alternância estratégica de aulas que otimiza a aprendizagem, a utilização de ambientes de aprendizado especializados que fomentam a experimentação, a incorporação de tecnologias inovadoras como a inteligência artificial para preparar os alunos para o futuro, e a imersão em um ambiente bilíngue que expande suas habilidades linguísticas. Através de uma abordagem metodológica que combina observação direta, análise comparativa e estudo de caso, este trabalho analisa como o modelo Full Time influencia o engajamento dos alunos, o desenvolvimento de competências cruciais e o bem-estar geral. Além disso, destaca-se o fortalecimento de habilidades socioemocionais, como a autonomia e a colaboração, essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Os resultados obtidos revelam o potencial significativo do modelo Full Time em oferecer uma educação dinâmica e adaptada às demandas da sociedade contemporânea, apontando para desafios importantes, como a necessidade de formação continuada para os educadores e a adaptação das infraestruturas escolares para garantir a sustentabilidade e eficácia do ensino integral. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos impactos do modelo Full Time, demonstrando seu papel fundamental na construção de um sistema educacional inovador e inclusivo. A análise oferece insights valiosos para a formulação de políticas educacionais que buscam aprimorar a qualidade do ensino básico, preparando os alunos para os desafios do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5646_TB4067_24032025125219.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH SOUSA WAGNER POTY" "autor_nome_curto" => "MARGARETH" "autor_email" => "magarethsousa1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131954 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4067 "inscrito_id" => 5646 "titulo" => "ESCOLA FULL TIME: UMA ABORDAGEM PARA MAXIMIZAR A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este estudo investiga a implementação do modelo educacional Full Time no Colégio Antares, localizado no Ceará, buscando compreender suas inovações e o impacto transformador na educação básica. O modelo Full Time, ao estender a jornada escolar, promove uma integração sinérgica entre disciplinas acadêmicas, projetos interdisciplinares e atividades práticas, visando um desenvolvimento holístico dos alunos. A pesquisa explora detalhadamente os componentes centrais dessa metodologia, incluindo a alternância estratégica de aulas que otimiza a aprendizagem, a utilização de ambientes de aprendizado especializados que fomentam a experimentação, a incorporação de tecnologias inovadoras como a inteligência artificial para preparar os alunos para o futuro, e a imersão em um ambiente bilíngue que expande suas habilidades linguísticas. Através de uma abordagem metodológica que combina observação direta, análise comparativa e estudo de caso, este trabalho analisa como o modelo Full Time influencia o engajamento dos alunos, o desenvolvimento de competências cruciais e o bem-estar geral. Além disso, destaca-se o fortalecimento de habilidades socioemocionais, como a autonomia e a colaboração, essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Os resultados obtidos revelam o potencial significativo do modelo Full Time em oferecer uma educação dinâmica e adaptada às demandas da sociedade contemporânea, apontando para desafios importantes, como a necessidade de formação continuada para os educadores e a adaptação das infraestruturas escolares para garantir a sustentabilidade e eficácia do ensino integral. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos impactos do modelo Full Time, demonstrando seu papel fundamental na construção de um sistema educacional inovador e inclusivo. A análise oferece insights valiosos para a formulação de políticas educacionais que buscam aprimorar a qualidade do ensino básico, preparando os alunos para os desafios do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5646_TB4067_24032025125219.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH SOUSA WAGNER POTY" "autor_nome_curto" => "MARGARETH" "autor_email" => "magarethsousa1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }