A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131936 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4044 "inscrito_id" => 9957 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho visa analisar o planejamento escolar e seu papel na construção de um ensino de qualidade. Foi realizado um estudo de caso com professores e coordenadores de uma escola uma escola de Fortaleza, que possui o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as escolas públicas da cidade. O planejamento nessa escola é feito semanalmente e coletivamente, com acompanhamento de um coordenador pedagógico e um PCA (Professor Coordenador de Área). O processo começa com uma avaliação diagnóstica baseada nas competências da Secretaria Estadual de Educação do Ceará, que avalia o nível de proficiência dos alunos, identificando suas dificuldades e potencialidades. Com os resultados, organiza-se o planejamento, traçando objetivos, selecionando conteúdos, metodologias, recursos didáticos e definindo formas de avaliação para verificar o nível de aprendizagem dos estudantes. Para os professores entrevistados, o planejamento orienta a prática docente e melhora o processo de ensino-aprendizagem, pois é baseado em avaliações internas e externas, além de considerar a realidade dos alunos. Segundo os entrevistados, esse planejamento contribui para o bom desempenho da escola no Ideb, que é 5,36, superando o índice estadual de 4,36. A pesquisa destaca a importância do planejamento para a gestão dos resultados, enfatizando que ele deve ser baseado no estudo da realidade escolar, com um caráter político-social. A metodologia foi fundamentada em autores como YIN (2001) para estudo de caso, LIKERT (1932) para a escala de avaliação, e GADIN (1993) e LIBÂNEO (1991) para a importância do planejamento escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9957_TB4044_23032025132813.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KEDYNA RIBEIRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "kedyna.souza13@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131936 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4044 "inscrito_id" => 9957 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho visa analisar o planejamento escolar e seu papel na construção de um ensino de qualidade. Foi realizado um estudo de caso com professores e coordenadores de uma escola uma escola de Fortaleza, que possui o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as escolas públicas da cidade. O planejamento nessa escola é feito semanalmente e coletivamente, com acompanhamento de um coordenador pedagógico e um PCA (Professor Coordenador de Área). O processo começa com uma avaliação diagnóstica baseada nas competências da Secretaria Estadual de Educação do Ceará, que avalia o nível de proficiência dos alunos, identificando suas dificuldades e potencialidades. Com os resultados, organiza-se o planejamento, traçando objetivos, selecionando conteúdos, metodologias, recursos didáticos e definindo formas de avaliação para verificar o nível de aprendizagem dos estudantes. Para os professores entrevistados, o planejamento orienta a prática docente e melhora o processo de ensino-aprendizagem, pois é baseado em avaliações internas e externas, além de considerar a realidade dos alunos. Segundo os entrevistados, esse planejamento contribui para o bom desempenho da escola no Ideb, que é 5,36, superando o índice estadual de 4,36. A pesquisa destaca a importância do planejamento para a gestão dos resultados, enfatizando que ele deve ser baseado no estudo da realidade escolar, com um caráter político-social. A metodologia foi fundamentada em autores como YIN (2001) para estudo de caso, LIKERT (1932) para a escala de avaliação, e GADIN (1993) e LIBÂNEO (1991) para a importância do planejamento escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9957_TB4044_23032025132813.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KEDYNA RIBEIRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "kedyna.souza13@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }