ANIMAIS DE PAPEL: ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133402 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6020 "inscrito_id" => 13744 "titulo" => "ANIMAIS DE PAPEL: ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Ciências, em particular a Zoologia, enfrenta desafios significativos no que tange ao engajamento e à atenção dos alunos. As aulas tradicionais, muitas vezes baseadas em memorização e informações abstratas, podem não despertar o interesse dos estudantes, resultando em baixo rendimento e desmotivação. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da utilização de origamis no engajamento e aprendizado de alunos do 7º ano em aulas de Zoologia. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, combinando observação participante, análise de produções dos alunos. As atividades foram aplicadas em turmas do 7º ano do ensino fundamental, com a utilização de origamis para representar animais de diferentes grupos zoológicos. Os dados indicaram que a aplicação das atividades de origami resultou em um alto nível de engajamento e participação dos alunos. A natureza lúdica e interativa da atividade despertou o interesse dos estudantes, que demonstraram aceitação pela atividade e, ao final, manifestaram um conhecimento mais aprofundado e completo da zoologia e aspectos que a tangenciam. Conclui-se, então, que o uso de recursos didáticos como esse foi positivo para a aprendizagem. Acreditamos que a utilização de origamis pode ser uma estratégia eficaz para tornar as aulas de Ciências mais dinâmicas e envolventes, contribuindo para a formação de alunos mais motivados e interessados em aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13744_TB6020_08042025175434.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE BATISTA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luiz20230018489@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133402 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6020 "inscrito_id" => 13744 "titulo" => "ANIMAIS DE PAPEL: ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Ciências, em particular a Zoologia, enfrenta desafios significativos no que tange ao engajamento e à atenção dos alunos. As aulas tradicionais, muitas vezes baseadas em memorização e informações abstratas, podem não despertar o interesse dos estudantes, resultando em baixo rendimento e desmotivação. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da utilização de origamis no engajamento e aprendizado de alunos do 7º ano em aulas de Zoologia. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, combinando observação participante, análise de produções dos alunos. As atividades foram aplicadas em turmas do 7º ano do ensino fundamental, com a utilização de origamis para representar animais de diferentes grupos zoológicos. Os dados indicaram que a aplicação das atividades de origami resultou em um alto nível de engajamento e participação dos alunos. A natureza lúdica e interativa da atividade despertou o interesse dos estudantes, que demonstraram aceitação pela atividade e, ao final, manifestaram um conhecimento mais aprofundado e completo da zoologia e aspectos que a tangenciam. Conclui-se, então, que o uso de recursos didáticos como esse foi positivo para a aprendizagem. Acreditamos que a utilização de origamis pode ser uma estratégia eficaz para tornar as aulas de Ciências mais dinâmicas e envolventes, contribuindo para a formação de alunos mais motivados e interessados em aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13744_TB6020_08042025175434.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE BATISTA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luiz20230018489@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }