Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORRÓ NA FOLHA: RITMO CULTURAL COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO ENEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131888
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3977
    "inscrito_id" => 1144
    "titulo" => "FORRÓ NA FOLHA: RITMO CULTURAL COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO ENEM"
    "resumo" => "A proposta didática para o ensino de redação pauta-se nas discussões das intersecções entre música (o gênero forró) e o texto dissertativo-argumentativo (gênero solicitado na prova do ENEM). O ritmo musical denominado de forró é um dos maiores representantes da cultura nordestina no país e suas letras (antigas ou contemporâneas), ricas em temáticas sociais, podem potencializar o ensino de redação para o ENEM, especialmente, no que se refere ao desenvolvimento das competências dois (Compreensão da proposta e Repertório sociocultural) e três (Argumentação e Coerência). Ao estabelecer uma relação entre as letras das canções aos eixos temáticos cobrados pelo ENEM – como minorias sociais, cidadania, educação, meio ambiente, saúde, segurança, cultura, entre outros. Assim, os estudantes ampliam seu repertório sociocultural, aprendendo a construir argumentos críticos, engajados e produtivos. Assim, pretende-se discutir como a inclusão dessas obras musiciais no ambiente escolar pode ampliar o repertório sociocultural, além de fomentar uma escrita mais autêntica e autral. Serão abordadas estratégias para integrar o forró ao currículo, de modo a preparar os alunos não apenas para o exame, mas também para uma leitura de mundo mais consciente e transformadora. Outro ponto de discussão será a forma como a cultura manifestada pela musicalidade do forró pode inspirar os estudantes a desenvolverem argumentos sólidos e propostas de intervenção social, elementos essenciais para uma boa redação no ENEM"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1144_TB3977_20032025090549.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "paulaaires1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131888
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3977
    "inscrito_id" => 1144
    "titulo" => "FORRÓ NA FOLHA: RITMO CULTURAL COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO ENEM"
    "resumo" => "A proposta didática para o ensino de redação pauta-se nas discussões das intersecções entre música (o gênero forró) e o texto dissertativo-argumentativo (gênero solicitado na prova do ENEM). O ritmo musical denominado de forró é um dos maiores representantes da cultura nordestina no país e suas letras (antigas ou contemporâneas), ricas em temáticas sociais, podem potencializar o ensino de redação para o ENEM, especialmente, no que se refere ao desenvolvimento das competências dois (Compreensão da proposta e Repertório sociocultural) e três (Argumentação e Coerência). Ao estabelecer uma relação entre as letras das canções aos eixos temáticos cobrados pelo ENEM – como minorias sociais, cidadania, educação, meio ambiente, saúde, segurança, cultura, entre outros. Assim, os estudantes ampliam seu repertório sociocultural, aprendendo a construir argumentos críticos, engajados e produtivos. Assim, pretende-se discutir como a inclusão dessas obras musiciais no ambiente escolar pode ampliar o repertório sociocultural, além de fomentar uma escrita mais autêntica e autral. Serão abordadas estratégias para integrar o forró ao currículo, de modo a preparar os alunos não apenas para o exame, mas também para uma leitura de mundo mais consciente e transformadora. Outro ponto de discussão será a forma como a cultura manifestada pela musicalidade do forró pode inspirar os estudantes a desenvolverem argumentos sólidos e propostas de intervenção social, elementos essenciais para uma boa redação no ENEM"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1144_TB3977_20032025090549.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "paulaaires1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A proposta didática para o ensino de redação pauta-se nas discussões das intersecções entre música (o gênero forró) e o texto dissertativo-argumentativo (gênero solicitado na prova do ENEM). O ritmo musical denominado de forró é um dos maiores representantes da cultura nordestina no país e suas letras (antigas ou contemporâneas), ricas em temáticas sociais, podem potencializar o ensino de redação para o ENEM, especialmente, no que se refere ao desenvolvimento das competências dois (Compreensão da proposta e Repertório sociocultural) e três (Argumentação e Coerência). Ao estabelecer uma relação entre as letras das canções aos eixos temáticos cobrados pelo ENEM – como minorias sociais, cidadania, educação, meio ambiente, saúde, segurança, cultura, entre outros. Assim, os estudantes ampliam seu repertório sociocultural, aprendendo a construir argumentos críticos, engajados e produtivos. Assim, pretende-se discutir como a inclusão dessas obras musiciais no ambiente escolar pode ampliar o repertório sociocultural, além de fomentar uma escrita mais autêntica e autral. Serão abordadas estratégias para integrar o forró ao currículo, de modo a preparar os alunos não apenas para o exame, mas também para uma leitura de mundo mais consciente e transformadora. Outro ponto de discussão será a forma como a cultura manifestada pela musicalidade do forró pode inspirar os estudantes a desenvolverem argumentos sólidos e propostas de intervenção social, elementos essenciais para uma boa redação no ENEM

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.