DECOLONIALIDADE, AFROCENTRALIDADE E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131874 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3955 "inscrito_id" => 11091 "titulo" => "DECOLONIALIDADE, AFROCENTRALIDADE E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS" "resumo" => "A decolonialidade na educação desafia as práticas pedagógicas que reforçam desigualdades e diferenças de poder presentes nos sistemas educacionais, promovendo uma reflexão crítica sobre as estruturas coloniais que ainda perpassam o ensino. Nesse sentido, a pesquisa surge da seguinte problemática: de que modo perspectivas teórico-práticas podem contribuir em uma visão decolonial para a educação? Sendo assim, de cunho qualitativo e do tipo bibliográfico, a investigação discute que a proposta de decolonialidade favorece a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e participativo, no qual cada aluno possa se reconhecer e ter suas identidades e contribuições reconhecidas. Esse processo busca não apenas a simples transmissão de conhecimentos, mas também a valorização de diferentes formas de saber, refletindo as culturas diversas que compõem a sociedade. São, portanto, necessárias práticas que visem desconstruir o ensino tradicional centrado em uma visão eurocêntrica, promovendo um ensino que inclui narrativas, mitos, histórias e perspectivas africanas e afro-brasileiras. Ao integrar a literatura afrocentrada, os estudantes são convidados a repensar questões de identidade, cultura e história, expandindo seus horizontes de compreensão do mundo. O papel do docente, portanto, vai além de ser o detentor do saber, uma ideia reforçada por práticas coloniais que ainda dominam muitas escolas. Em vez disso, o docente se configura como mediador, estimulando o diálogo e a construção colaborativa do conhecimento. As metodologias decoloniais adotadas incentivam os alunos a problematizar as informações, aprimorando seu pensamento crítico e fomentando um aprendizado mais dinâmico e relevante. A educação, assim, deixa de ser um processo de imposição e se torna uma troca ativa entre aluno e professor, onde o conhecimento é construído coletivamente. Isso reforça a ideia de que a educação deve ser uma ferramenta de transformação, não só das pessoas, mas da sociedade como um todo, a partir do reconhecimento e valorização das diversas culturas e identidades presentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11091_TB3955_30032025085438.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA CRISTINA DO VALE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcia.vale@live.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131874 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3955 "inscrito_id" => 11091 "titulo" => "DECOLONIALIDADE, AFROCENTRALIDADE E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS" "resumo" => "A decolonialidade na educação desafia as práticas pedagógicas que reforçam desigualdades e diferenças de poder presentes nos sistemas educacionais, promovendo uma reflexão crítica sobre as estruturas coloniais que ainda perpassam o ensino. Nesse sentido, a pesquisa surge da seguinte problemática: de que modo perspectivas teórico-práticas podem contribuir em uma visão decolonial para a educação? Sendo assim, de cunho qualitativo e do tipo bibliográfico, a investigação discute que a proposta de decolonialidade favorece a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e participativo, no qual cada aluno possa se reconhecer e ter suas identidades e contribuições reconhecidas. Esse processo busca não apenas a simples transmissão de conhecimentos, mas também a valorização de diferentes formas de saber, refletindo as culturas diversas que compõem a sociedade. São, portanto, necessárias práticas que visem desconstruir o ensino tradicional centrado em uma visão eurocêntrica, promovendo um ensino que inclui narrativas, mitos, histórias e perspectivas africanas e afro-brasileiras. Ao integrar a literatura afrocentrada, os estudantes são convidados a repensar questões de identidade, cultura e história, expandindo seus horizontes de compreensão do mundo. O papel do docente, portanto, vai além de ser o detentor do saber, uma ideia reforçada por práticas coloniais que ainda dominam muitas escolas. Em vez disso, o docente se configura como mediador, estimulando o diálogo e a construção colaborativa do conhecimento. As metodologias decoloniais adotadas incentivam os alunos a problematizar as informações, aprimorando seu pensamento crítico e fomentando um aprendizado mais dinâmico e relevante. A educação, assim, deixa de ser um processo de imposição e se torna uma troca ativa entre aluno e professor, onde o conhecimento é construído coletivamente. Isso reforça a ideia de que a educação deve ser uma ferramenta de transformação, não só das pessoas, mas da sociedade como um todo, a partir do reconhecimento e valorização das diversas culturas e identidades presentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11091_TB3955_30032025085438.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA CRISTINA DO VALE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcia.vale@live.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }