Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS E PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131782
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3816
    "inscrito_id" => 10919
    "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS E PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta promissora na personalização do ensino, oferecendo soluções que atendem às necessidades individuais dos alunos. Este estudo tem como objetivo analisar como a IA pode identificar e estimular habilidades específicas, promovendo um aprendizado mais eficaz e inclusivo. Para isso, foram analisadas três plataformas educacionais que utilizam IA: Geekie, Redação Paulista e Khan Academy, destacando suas abordagens na personalização do ensino. Embasado na literatura acadêmica que explora o impacto da IA na educação, enfatizando como essas tecnologias influenciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa , utilizando a revisão bibliográfica para explorar os conceitos teóricos e a análise das plataformas para identificar resultados práticos. Os resultados revelaram que a IA é eficaz na adaptação do conteúdo com base nas dificuldades e potencialidades dos alunos, oferecendo atividades personalizadas que estimulam habilidades como criatividade, pensamento lógico e colaboração. As plataformas também demonstraram capacidade de detectar padrões de comportamento e dificuldades emocionais, permitindo intervenções pedagógicas mais assertivas. Conclui-se que a integração da IA no ambiente educacional contribui para um aprendizado mais personalizado e eficiente. No entanto, o sucesso dessa abordagem depende da capacitação docente e do uso ético dessas tecnologias. O estudo destaca ainda a importância de futuras investigações que ampliem a compreensão sobre o impacto social e emocional dessas ferramentas no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10919_TB3816_13032025205816.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA SAMARA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talitasamaraadm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131782
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3816
    "inscrito_id" => 10919
    "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS E PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta promissora na personalização do ensino, oferecendo soluções que atendem às necessidades individuais dos alunos. Este estudo tem como objetivo analisar como a IA pode identificar e estimular habilidades específicas, promovendo um aprendizado mais eficaz e inclusivo. Para isso, foram analisadas três plataformas educacionais que utilizam IA: Geekie, Redação Paulista e Khan Academy, destacando suas abordagens na personalização do ensino. Embasado na literatura acadêmica que explora o impacto da IA na educação, enfatizando como essas tecnologias influenciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa , utilizando a revisão bibliográfica para explorar os conceitos teóricos e a análise das plataformas para identificar resultados práticos. Os resultados revelaram que a IA é eficaz na adaptação do conteúdo com base nas dificuldades e potencialidades dos alunos, oferecendo atividades personalizadas que estimulam habilidades como criatividade, pensamento lógico e colaboração. As plataformas também demonstraram capacidade de detectar padrões de comportamento e dificuldades emocionais, permitindo intervenções pedagógicas mais assertivas. Conclui-se que a integração da IA no ambiente educacional contribui para um aprendizado mais personalizado e eficiente. No entanto, o sucesso dessa abordagem depende da capacitação docente e do uso ético dessas tecnologias. O estudo destaca ainda a importância de futuras investigações que ampliem a compreensão sobre o impacto social e emocional dessas ferramentas no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10919_TB3816_13032025205816.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA SAMARA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talitasamaraadm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta promissora na personalização do ensino, oferecendo soluções que atendem às necessidades individuais dos alunos. Este estudo tem como objetivo analisar como a IA pode identificar e estimular habilidades específicas, promovendo um aprendizado mais eficaz e inclusivo. Para isso, foram analisadas três plataformas educacionais que utilizam IA: Geekie, Redação Paulista e Khan Academy, destacando suas abordagens na personalização do ensino. Embasado na literatura acadêmica que explora o impacto da IA na educação, enfatizando como essas tecnologias influenciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa , utilizando a revisão bibliográfica para explorar os conceitos teóricos e a análise das plataformas para identificar resultados práticos. Os resultados revelaram que a IA é eficaz na adaptação do conteúdo com base nas dificuldades e potencialidades dos alunos, oferecendo atividades personalizadas que estimulam habilidades como criatividade, pensamento lógico e colaboração. As plataformas também demonstraram capacidade de detectar padrões de comportamento e dificuldades emocionais, permitindo intervenções pedagógicas mais assertivas. Conclui-se que a integração da IA no ambiente educacional contribui para um aprendizado mais personalizado e eficiente. No entanto, o sucesso dessa abordagem depende da capacitação docente e do uso ético dessas tecnologias. O estudo destaca ainda a importância de futuras investigações que ampliem a compreensão sobre o impacto social e emocional dessas ferramentas no processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.