Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA LI PARA IDOSOS E SEUS IMPACTOS COGNITIVOS E SOCIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130204
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1601
    "inscrito_id" => 2803
    "titulo" => "ENSINO DA LI PARA IDOSOS E SEUS IMPACTOS COGNITIVOS E SOCIAIS"
    "resumo" => "Este trabalho retrata a realização do projeto de extensão “Seniors, Let’s Learn English?”, ocorrido em 2024 na Casa do Idoso Feliz, em Imperatriz-MA. Destinado a idosos, o projeto teve como objetivo promover a qualidade de vida dos participantes por meio da aprendizagem de um novo idioma e da socialização proporcionada pelas aulas. A metodologia aplicada enfatizou um ensino dinâmico e acessível, considerando as necessidades específicas dos alunos, por meio de materiais ilustrados e estratégias lúdicas. A fundamentação teórica desse projeto baseia-se em autores que discutem a aprendizagem, envelhecimento e metodologias educacionais, tais como: Vygotsky (1991), destacando a importância da interação social no aprendizado; Silva (1999), argumentando que currículos devem considerar interesses individuais; Machado, Chaves e Oliveira (2009), ressaltando a relevância de materiais específicos para idosos; e Soares, em conjunto com José Filho (2008), dissertando que a educação na terceira idade é uma ferramenta de inclusão social. Os resultados obtidos demonstram que os participantes enfrentaram desafios comuns ao aprendizado de uma nova língua, como dificuldades na memorização e na pronúncia, mas superaram essas barreiras através de atividades interativas e um ambiente acolhedor. Além do progresso linguístico, é possível destacar os impactos positivos na autoestima, na confiança e na socialização dos alunos, promovendo benefícios emocionais e cognitivos. A discussão traz embasamento teórico sobre a importância da educação na terceira idade, relacionando as experiências do projeto a estudos sobre ensino de línguas e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, a iniciativa não apenas proporcionou conhecimento em inglês, mas também contribuiu para o bem-estar emocional e a inclusão social dos idosos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2803_TB1601_10032025195953.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANNAH ELIZABETH DOS REIS MELO"
    "autor_nome_curto" => "HANNAH"
    "autor_email" => "hannah.melo@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130204
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1601
    "inscrito_id" => 2803
    "titulo" => "ENSINO DA LI PARA IDOSOS E SEUS IMPACTOS COGNITIVOS E SOCIAIS"
    "resumo" => "Este trabalho retrata a realização do projeto de extensão “Seniors, Let’s Learn English?”, ocorrido em 2024 na Casa do Idoso Feliz, em Imperatriz-MA. Destinado a idosos, o projeto teve como objetivo promover a qualidade de vida dos participantes por meio da aprendizagem de um novo idioma e da socialização proporcionada pelas aulas. A metodologia aplicada enfatizou um ensino dinâmico e acessível, considerando as necessidades específicas dos alunos, por meio de materiais ilustrados e estratégias lúdicas. A fundamentação teórica desse projeto baseia-se em autores que discutem a aprendizagem, envelhecimento e metodologias educacionais, tais como: Vygotsky (1991), destacando a importância da interação social no aprendizado; Silva (1999), argumentando que currículos devem considerar interesses individuais; Machado, Chaves e Oliveira (2009), ressaltando a relevância de materiais específicos para idosos; e Soares, em conjunto com José Filho (2008), dissertando que a educação na terceira idade é uma ferramenta de inclusão social. Os resultados obtidos demonstram que os participantes enfrentaram desafios comuns ao aprendizado de uma nova língua, como dificuldades na memorização e na pronúncia, mas superaram essas barreiras através de atividades interativas e um ambiente acolhedor. Além do progresso linguístico, é possível destacar os impactos positivos na autoestima, na confiança e na socialização dos alunos, promovendo benefícios emocionais e cognitivos. A discussão traz embasamento teórico sobre a importância da educação na terceira idade, relacionando as experiências do projeto a estudos sobre ensino de línguas e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, a iniciativa não apenas proporcionou conhecimento em inglês, mas também contribuiu para o bem-estar emocional e a inclusão social dos idosos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2803_TB1601_10032025195953.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANNAH ELIZABETH DOS REIS MELO"
    "autor_nome_curto" => "HANNAH"
    "autor_email" => "hannah.melo@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho retrata a realização do projeto de extensão “Seniors, Let’s Learn English?”, ocorrido em 2024 na Casa do Idoso Feliz, em Imperatriz-MA. Destinado a idosos, o projeto teve como objetivo promover a qualidade de vida dos participantes por meio da aprendizagem de um novo idioma e da socialização proporcionada pelas aulas. A metodologia aplicada enfatizou um ensino dinâmico e acessível, considerando as necessidades específicas dos alunos, por meio de materiais ilustrados e estratégias lúdicas. A fundamentação teórica desse projeto baseia-se em autores que discutem a aprendizagem, envelhecimento e metodologias educacionais, tais como: Vygotsky (1991), destacando a importância da interação social no aprendizado; Silva (1999), argumentando que currículos devem considerar interesses individuais; Machado, Chaves e Oliveira (2009), ressaltando a relevância de materiais específicos para idosos; e Soares, em conjunto com José Filho (2008), dissertando que a educação na terceira idade é uma ferramenta de inclusão social. Os resultados obtidos demonstram que os participantes enfrentaram desafios comuns ao aprendizado de uma nova língua, como dificuldades na memorização e na pronúncia, mas superaram essas barreiras através de atividades interativas e um ambiente acolhedor. Além do progresso linguístico, é possível destacar os impactos positivos na autoestima, na confiança e na socialização dos alunos, promovendo benefícios emocionais e cognitivos. A discussão traz embasamento teórico sobre a importância da educação na terceira idade, relacionando as experiências do projeto a estudos sobre ensino de línguas e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, a iniciativa não apenas proporcionou conhecimento em inglês, mas também contribuiu para o bem-estar emocional e a inclusão social dos idosos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.