Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS PERIFÉRICAS E EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A EXPERIÊNCIA DO EHCAI EM MAGÉ/RJ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134447
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7510
    "inscrito_id" => 16040
    "titulo" => "NARRATIVAS PERIFÉRICAS E EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A EXPERIÊNCIA DO EHCAI EM MAGÉ/RJ"
    "resumo" => "Este pôster apresenta a experiência do município de Magé/RJ na implementação do Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (EHCAI), destacando sua importância como ferramenta de valorização das narrativas periféricas no currículo escolar. A pesquisa adota uma abordagem decolonial, ancorada nos aportes teóricos de Aníbal Quijano (colonialidade do saber), Michel Foucault (saberes e poder), Ailton Krenak (educação ancestral e reinvenção) e Chantal Mouffe (educação agonística), para compreender como a inclusão desses conteúdos promove o reconhecimento de saberes historicamente marginalizados. A partir da análise da realidade de Magé, município com comunidades quilombolas remanescentes e forte presença de periferias urbanas, observa-se que o EHCAI contribui para o fortalecimento da identidade dos estudantes e para a ampliação de sua consciência histórica e social. O trabalho evidencia como o currículo pode se tornar um espaço de disputa simbólica e política, ao incorporar vozes silenciadas e práticas pedagógicas que rompem com a lógica eurocêntrica tradicional. Entre os principais resultados, destaca-se o impacto positivo do EHCAI na autoestima dos estudantes, na valorização da cultura local e na promoção de um ensino mais plural e inclusivo. A experiência de Magé demonstra que é possível reinventar a escola como espaço de resistência, onde memórias, afetos e ancestralidades convergem para a construção de uma educação mais justa e democrática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16040_TB7510_29042025123232.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE DAS NEVES ENCARNAÇÃO AMANCIO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "simoneencarnacao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134447
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7510
    "inscrito_id" => 16040
    "titulo" => "NARRATIVAS PERIFÉRICAS E EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A EXPERIÊNCIA DO EHCAI EM MAGÉ/RJ"
    "resumo" => "Este pôster apresenta a experiência do município de Magé/RJ na implementação do Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (EHCAI), destacando sua importância como ferramenta de valorização das narrativas periféricas no currículo escolar. A pesquisa adota uma abordagem decolonial, ancorada nos aportes teóricos de Aníbal Quijano (colonialidade do saber), Michel Foucault (saberes e poder), Ailton Krenak (educação ancestral e reinvenção) e Chantal Mouffe (educação agonística), para compreender como a inclusão desses conteúdos promove o reconhecimento de saberes historicamente marginalizados. A partir da análise da realidade de Magé, município com comunidades quilombolas remanescentes e forte presença de periferias urbanas, observa-se que o EHCAI contribui para o fortalecimento da identidade dos estudantes e para a ampliação de sua consciência histórica e social. O trabalho evidencia como o currículo pode se tornar um espaço de disputa simbólica e política, ao incorporar vozes silenciadas e práticas pedagógicas que rompem com a lógica eurocêntrica tradicional. Entre os principais resultados, destaca-se o impacto positivo do EHCAI na autoestima dos estudantes, na valorização da cultura local e na promoção de um ensino mais plural e inclusivo. A experiência de Magé demonstra que é possível reinventar a escola como espaço de resistência, onde memórias, afetos e ancestralidades convergem para a construção de uma educação mais justa e democrática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16040_TB7510_29042025123232.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE DAS NEVES ENCARNAÇÃO AMANCIO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "simoneencarnacao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este pôster apresenta a experiência do município de Magé/RJ na implementação do Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (EHCAI), destacando sua importância como ferramenta de valorização das narrativas periféricas no currículo escolar. A pesquisa adota uma abordagem decolonial, ancorada nos aportes teóricos de Aníbal Quijano (colonialidade do saber), Michel Foucault (saberes e poder), Ailton Krenak (educação ancestral e reinvenção) e Chantal Mouffe (educação agonística), para compreender como a inclusão desses conteúdos promove o reconhecimento de saberes historicamente marginalizados. A partir da análise da realidade de Magé, município com comunidades quilombolas remanescentes e forte presença de periferias urbanas, observa-se que o EHCAI contribui para o fortalecimento da identidade dos estudantes e para a ampliação de sua consciência histórica e social. O trabalho evidencia como o currículo pode se tornar um espaço de disputa simbólica e política, ao incorporar vozes silenciadas e práticas pedagógicas que rompem com a lógica eurocêntrica tradicional. Entre os principais resultados, destaca-se o impacto positivo do EHCAI na autoestima dos estudantes, na valorização da cultura local e na promoção de um ensino mais plural e inclusivo. A experiência de Magé demonstra que é possível reinventar a escola como espaço de resistência, onde memórias, afetos e ancestralidades convergem para a construção de uma educação mais justa e democrática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.