Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA: MUDANÇAS CURRICULARES NO IFRN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga as mudanças ocorridas nas disciplinas de Filosofia e Sociologia durante o processo de revisão de ofertas dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Mecânica, na forma integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa foi motivada pelo interesse de estudantes de tal curso técnico e dos professores de Filosofia e Sociologia do IFRN – Campus Mossoró em criar um espaço de análise e discussão sobre essas alterações, com o objetivo de dar visibilidade às mudanças voltadas para o ensino de Filosofia e Sociologia como componente curricular do núcleo estruturante e suas diferenças enquanto componente curricular obrigatório do núcleo tecnológico no Ensino Médio Técnico, decorrentes da revisão curricular realizada em 2024. Adotando uma triangulação metodológica com base em pesquisa narrativa para analisar a percepção dos professores participantes do processo de revisão com uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, analisando e comparando os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Mecânica, aprovados em 2012 e 2024, além de examinar o Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional do IFRN e as mudanças na Organização Didática (OD) ocorridas após o referido processo de revisão. Por meio, das entrevistas realizadas com professores da disciplina de Filosofia e Sociologia que participaram da revisão curricular, foi possível compreender os fundamentos e as justificativas das modificações implementadas. Os resultados preliminares indicam impactos relevantes para a formação crítica dos estudantes, apontando para a necessidade de um debate mais amplo sobre o papel da Filosofia e da Sociologia na Educação Técnica integrada ao Ensino Médio.

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