DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: ENTRE INOVAÇÕES E CONTRADIÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134030 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6864 "inscrito_id" => 15300 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: ENTRE INOVAÇÕES E CONTRADIÇÕES" "resumo" => "A educação do século XXI enfrenta desafios complexos que exigem reflexões profundas e práticas inovadoras. Este artigo busca compreender as principais problemáticas enfrentadas pela educação contemporânea, como a desigualdade de acesso, a defasagem entre o currículo escolar e as demandas da sociedade atual, bem como o impacto das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica fundamentada em autores como Morin (2000), Freire (1996) e Kenski (2012), o estudo analisa como as escolas têm lidado com as transformações sociais, culturais e tecnológicas do mundo contemporâneo. Adota-se uma perspectiva transdisciplinar e dialógica, reconhecendo a complexidade dos processos educativos e a importância da escuta, da criticidade e da contextualização no ambiente escolar. Os resultados apontam que, apesar de avanços pontuais, como a incorporação de metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais, ainda há grande resistência à mudança por parte das instituições e profissionais da educação. A rigidez de estruturas curriculares, a formação docente deficiente e as condições precárias de muitas escolas públicas são obstáculos significativos para uma educação mais democrática e transformadora. Conclui-se que repensar a educação no século XXI requer não apenas a adoção de novas ferramentas, mas uma mudança paradigmática que valorize o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e o compromisso ético com a formação integral dos sujeitos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15300_TB6864_08042025231430.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL A PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raqueelallves20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134030 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6864 "inscrito_id" => 15300 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: ENTRE INOVAÇÕES E CONTRADIÇÕES" "resumo" => "A educação do século XXI enfrenta desafios complexos que exigem reflexões profundas e práticas inovadoras. Este artigo busca compreender as principais problemáticas enfrentadas pela educação contemporânea, como a desigualdade de acesso, a defasagem entre o currículo escolar e as demandas da sociedade atual, bem como o impacto das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica fundamentada em autores como Morin (2000), Freire (1996) e Kenski (2012), o estudo analisa como as escolas têm lidado com as transformações sociais, culturais e tecnológicas do mundo contemporâneo. Adota-se uma perspectiva transdisciplinar e dialógica, reconhecendo a complexidade dos processos educativos e a importância da escuta, da criticidade e da contextualização no ambiente escolar. Os resultados apontam que, apesar de avanços pontuais, como a incorporação de metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais, ainda há grande resistência à mudança por parte das instituições e profissionais da educação. A rigidez de estruturas curriculares, a formação docente deficiente e as condições precárias de muitas escolas públicas são obstáculos significativos para uma educação mais democrática e transformadora. Conclui-se que repensar a educação no século XXI requer não apenas a adoção de novas ferramentas, mas uma mudança paradigmática que valorize o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e o compromisso ético com a formação integral dos sujeitos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15300_TB6864_08042025231430.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL A PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raqueelallves20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }