Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIMENTAÇÃO E O TRATAMENTO DE ÁGUA: A ABORDAGEM SUSTENTÁVEL PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Química desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e críticos, especialmente no que diz respeito às questões ambientais. Nesse contexto, a experimentação se apresenta como uma abordagem pedagógica que pode tornar o aprendizado mais significativo e engajador, ao aproximar os estudantes dos conceitos científicos de forma prática e contextualizada. Este estudo se propõe a investigar como a experimentação no ensino de Química pode ser uma ferramenta eficaz para promover a compreensão de conceitos científicos e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão sobre questões ambientais. A pesquisa irá explorar a importância de práticas experimentais no processo de aprendizagem, com foco na compreensão das propriedades da matéria e separação de misturas, enquanto relaciona esses conceitos ao tratamento de água e à preservação dos recursos hídricos. A proposta é compreender de que maneira essas práticas podem tornar o ensino mais dinâmico e contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o uso sustentável dos recursos naturais. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma busca detalhada no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico, com ênfase em artigos mais recentes, publicados em 2023 e 2024, que discutem o uso da experimentação no ensino de Química e sua relação com questões ambientais. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando o método bibliográfico para analisar as produções acadêmicas. Os resultados de uma análise prévia indicam que a experimentação contribui significativamente para a aprendizagem ativa, facilitando a compreensão dos conceitos e promovendo maior engajamento dos estudantes em temas relacionados à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais.

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