Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES RETÓRICO-TEXTUAIS E O ETHOS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados da pesquisa de pós-doutorado intitulada “Constituições de ethos do professor de Língua Portuguesa: elementos persuasivos nos discursos sobre o Novo Ensino Médio”, realizada na Universidade de Pernambuco – UPE. Esse estudo mapeou as imagens retóricas dos professores de Língua Portuguesa, em contexto de alteração curricular promovido pelo Novo Ensino Médio. Nesse cenário, os professores fizeram uso de várias ações retóricas e textuais que contribuíram para a formação da sua imagem discursiva, promovendo projeção e efetivação de ethos. Como base teórica, foram discutidos os conceitos de Aristóteles (2011), Meyer (2007), Bakhtin (2003), Custódio Filho (2011), Faria e Silva (2012), Santos J. (2023), Santos M. e Silva (2023), Silva Júnior (2021) e (2023). O estudo é de natureza qualitativa (Flick, 2009), considerando o processamento subjetivo dos dados coletados de entrevistas com os professores de uma escola pública do estado de Alagoas. Com a constituição do corpus, foram analisados 5 grandes constituintes da imagem retórica (ethos) dos professores de LP: humanizador, útil, tentante, resiliente e esperançoso. Esses macro-ethos possuem subpartes denominadas de ethe, ao considerar as respostas e sua adequação ao contexto do ensino de Língua Portuguesa. Assim, a pesquisa descreve ações docentes que são transformadoras durante as aulas de LP, mas também revelou constituições que integram o perfil desse professor. Essas caracterizações docentes foram observadas por meio de construções referenciais ao longo do discurso. As recategorizações e encapsulamentos estiveram presentes nessa formação da imagem retórica dos docente de LP. Além disso, os dados apontam para práticas de ensino criativas que corroboram para a manutenção e/ou efetivação dessa imagem retórica. Desse modo, este estudo integra os estudos do texto e da Retórica, mostrando os elementos da Linguística Textual que podem contribuir nesse processo de constituição da imagem retórica dos professores de LP.

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