Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NEONAZISMO E OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS. O PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT NA CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA NEONAZISTA NAS ESCOLAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL ANÍBAL CARDOSO EM IPOJUCA, PERNAMBUCO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131416
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3281
    "inscrito_id" => 9201
    "titulo" => "NEONAZISMO E OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS. O PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT NA CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA NEONAZISTA NAS ESCOLAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL ANÍBAL CARDOSO EM IPOJUCA, PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em em fase de conclusão do Mestrado Profissional em Filosofia pela UFPE. Propomos neste projeto refletir acerca do neonazismo a partir de um diálogo com a pensadora Hannah Arendt em torno das suas obras “O Julgamento de Eichmann” e “As Origens do Totalitarismo” percebendo os impactos dessa ideologia na sociedade e como a filosofia pode levar os estudantes a uma reflexão que lhes possibilite acesso a mais uma contribuição na desconstrução de tais pensamentos. Propomos como campo de estudo as turmas do 2º Ano A, 3º Ano A e B no período de 2023 e 2024.1 na Escola Estadual Aníbal Cardoso, situada em, Ipojuca, Pernambuco. Para essa reflexão, lançamos mão da seguinte questão: Como a reflexão filosófica em sala de aula pode contribuir para a conscientização dos estudantes acerca do neonazismo? Compreendemos que conforme Arendt aponta a falta de reflexão, pode levar pessoas a praticar atos de tamanha horrorosidade. Nosso projeto propõe dividir a pesquisa em quatro capítulos: A questão da Maldade em Hanna Arendt, as origens do neonazismo a partir da obra supracitada, o cenário da educação brasileira em meio aos ataques às escolas e seus desdobramentos em nossa sociedade, com destaque para os anos de 2022 e 2023, onde houveram a maior quantidade de ataques e por último compreendemos tratar em um quarto capítulo sobre a intervenção no ambiente escolar a partir de uma prática didática e metodológica que traga em seu meio o pensar filosófico. Pretendemos, portanto a partir da nossa questão problema compreender os males do neonazismo, identificando aspectos dessa ideologia na atualidade em meio a escola e intervindo com base em uma construção educacional e filosófica com vistas a produzir mais uma possibilidade no intuito de desconstruir tal ideologia a partir de uma reflexão filosófica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9201_TB3281_02062025215704.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "professorjeffersonrodrigues@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131416
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3281
    "inscrito_id" => 9201
    "titulo" => "NEONAZISMO E OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS. O PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT NA CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA NEONAZISTA NAS ESCOLAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL ANÍBAL CARDOSO EM IPOJUCA, PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em em fase de conclusão do Mestrado Profissional em Filosofia pela UFPE. Propomos neste projeto refletir acerca do neonazismo a partir de um diálogo com a pensadora Hannah Arendt em torno das suas obras “O Julgamento de Eichmann” e “As Origens do Totalitarismo” percebendo os impactos dessa ideologia na sociedade e como a filosofia pode levar os estudantes a uma reflexão que lhes possibilite acesso a mais uma contribuição na desconstrução de tais pensamentos. Propomos como campo de estudo as turmas do 2º Ano A, 3º Ano A e B no período de 2023 e 2024.1 na Escola Estadual Aníbal Cardoso, situada em, Ipojuca, Pernambuco. Para essa reflexão, lançamos mão da seguinte questão: Como a reflexão filosófica em sala de aula pode contribuir para a conscientização dos estudantes acerca do neonazismo? Compreendemos que conforme Arendt aponta a falta de reflexão, pode levar pessoas a praticar atos de tamanha horrorosidade. Nosso projeto propõe dividir a pesquisa em quatro capítulos: A questão da Maldade em Hanna Arendt, as origens do neonazismo a partir da obra supracitada, o cenário da educação brasileira em meio aos ataques às escolas e seus desdobramentos em nossa sociedade, com destaque para os anos de 2022 e 2023, onde houveram a maior quantidade de ataques e por último compreendemos tratar em um quarto capítulo sobre a intervenção no ambiente escolar a partir de uma prática didática e metodológica que traga em seu meio o pensar filosófico. Pretendemos, portanto a partir da nossa questão problema compreender os males do neonazismo, identificando aspectos dessa ideologia na atualidade em meio a escola e intervindo com base em uma construção educacional e filosófica com vistas a produzir mais uma possibilidade no intuito de desconstruir tal ideologia a partir de uma reflexão filosófica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9201_TB3281_02062025215704.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "professorjeffersonrodrigues@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em em fase de conclusão do Mestrado Profissional em Filosofia pela UFPE. Propomos neste projeto refletir acerca do neonazismo a partir de um diálogo com a pensadora Hannah Arendt em torno das suas obras “O Julgamento de Eichmann” e “As Origens do Totalitarismo” percebendo os impactos dessa ideologia na sociedade e como a filosofia pode levar os estudantes a uma reflexão que lhes possibilite acesso a mais uma contribuição na desconstrução de tais pensamentos. Propomos como campo de estudo as turmas do 2º Ano A, 3º Ano A e B no período de 2023 e 2024.1 na Escola Estadual Aníbal Cardoso, situada em, Ipojuca, Pernambuco. Para essa reflexão, lançamos mão da seguinte questão: Como a reflexão filosófica em sala de aula pode contribuir para a conscientização dos estudantes acerca do neonazismo? Compreendemos que conforme Arendt aponta a falta de reflexão, pode levar pessoas a praticar atos de tamanha horrorosidade. Nosso projeto propõe dividir a pesquisa em quatro capítulos: A questão da Maldade em Hanna Arendt, as origens do neonazismo a partir da obra supracitada, o cenário da educação brasileira em meio aos ataques às escolas e seus desdobramentos em nossa sociedade, com destaque para os anos de 2022 e 2023, onde houveram a maior quantidade de ataques e por último compreendemos tratar em um quarto capítulo sobre a intervenção no ambiente escolar a partir de uma prática didática e metodológica que traga em seu meio o pensar filosófico. Pretendemos, portanto a partir da nossa questão problema compreender os males do neonazismo, identificando aspectos dessa ideologia na atualidade em meio a escola e intervindo com base em uma construção educacional e filosófica com vistas a produzir mais uma possibilidade no intuito de desconstruir tal ideologia a partir de uma reflexão filosófica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.