Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação inclusiva é garantida por legislações como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006). Contudo, conforme Mantoan (2003), sua efetivação requer transformações estruturais e investimentos contínuos, além de interação social significativa para o desenvolvimento humano, Vygotsky (1997). Este estudo traz a análise dos principais desafios da implementação da educação inclusiva no Brasil, com foco na insuficiência de políticas públicas e na carência de profissionais especializados. A análise baseia-se em revisão bibliográfica, incluindo autores como Glat e Fernandes (2005), Mantoan (2003) e Aranha (2001), bem como documentos oficiais como a Política Nacional de Educação Especial (2008). Os resultados apontam que a implementação de políticas públicas é comprometida por falta de recursos, infraestrutura inadequada e desigualdade regional, impactando negativamente as áreas periféricas e rurais. Além disso, a formação insuficiente de professores e a escassez de cuidadores escolares dificultam o atendimento às necessidades dos alunos com deficiência. Segundo Vygotsky (1997), a interação com fatores ambientais adequados impede o desenvolvimento social e cognitivo, enquanto a precarização profissional agrava esses desafios. Para avançar, é necessário priorizar a operacionalização das políticas públicas, investir em formação docente e capacitação de cuidadores, e promover a colaboração entre escola, gestores e sociedade. Como apontam Glat e Pletsch (2010), a inclusão deve ser um esforço coletivo, garantindo acesso e permanência efetiva de todos os alunos no ambiente escolar.

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