Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMIÁRIDO EM TELA: ESTIMULANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NA CIÊNCIA E NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM ARCOVERDE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Explorar a possibilidade de ensinar linguagem cinematográfica em uma perspectiva interdisciplinar que aproxima o fazer científico, utilizando processos de observação, análise, experimentação e comunicação, é promover a inclusão e o protagonismo desses jovens. A interação da sociedade com a ciência, promove uma aprendizagem holística e integrada, incentivando os alunos a explorar novas perspectivas, conectar diferentes áreas do saber. O Projeto Semiárido em Tela é uma iniciativa do Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI, localizado no município de Campina Grande - PB. O projeto, ligado ao setor de Gestão da Informação e Popularização da Ciência, tem como missão pesquisar, capacitar, registrar e difundir a ciência e a tecnologia por intermédio do cinema, sendo a própria população protagonista na produção de obras audiovisuais. Nesse cenário, trabalhamos com 20 alunos do Ensino Médio da Escola de Referencia em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, município de Arcoverde - PE, que durante os dias 20 a 24 de maio participaram da oficina de Audiovisual e de pauta jornalística. Partindo das práticas teóricas do ensino em artes com Ana Mae Barbosa (1991) e Moran (1995), a inserção do vídeo em sala de aula, como uma prática da educomunicação, atua como campo de intervenção social, auxiliando na democratização das mídias e procurando garantir o direito à comunicação. Assim, neste projeto construímos com os alunos uma percepção crítica de como a ciência está presente no cotidiano através da democratização do conhecimento, com base em práticas de educomunicação e metodologias de ensino para a produção audiovisual. Entendemos que as atividades de formação, captação de imagens, criação de pauta e edição de vídeo, no contexto de registro do evento de Popularização da Ciência no Semiárido, aproximou a educação científica dos alunos e desmistificou a visão do trabalho do pesquisador quando eles participam da construção de produtos que visam a divulgação científica.

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