SEMIÁRIDO EM TELA: ESTIMULANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NA CIÊNCIA E NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM ARCOVERDE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130640 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 8661 "titulo" => "SEMIÁRIDO EM TELA: ESTIMULANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NA CIÊNCIA E NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM ARCOVERDE" "resumo" => "Explorar a possibilidade de ensinar linguagem cinematográfica em uma perspectiva interdisciplinar que aproxima o fazer científico, utilizando processos de observação, análise, experimentação e comunicação, é promover a inclusão e o protagonismo desses jovens. A interação da sociedade com a ciência, promove uma aprendizagem holística e integrada, incentivando os alunos a explorar novas perspectivas, conectar diferentes áreas do saber. O Projeto Semiárido em Tela é uma iniciativa do Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI, localizado no município de Campina Grande - PB. O projeto, ligado ao setor de Gestão da Informação e Popularização da Ciência, tem como missão pesquisar, capacitar, registrar e difundir a ciência e a tecnologia por intermédio do cinema, sendo a própria população protagonista na produção de obras audiovisuais. Nesse cenário, trabalhamos com 20 alunos do Ensino Médio da Escola de Referencia em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, município de Arcoverde - PE, que durante os dias 20 a 24 de maio participaram da oficina de Audiovisual e de pauta jornalística. Partindo das práticas teóricas do ensino em artes com Ana Mae Barbosa (1991) e Moran (1995), a inserção do vídeo em sala de aula, como uma prática da educomunicação, atua como campo de intervenção social, auxiliando na democratização das mídias e procurando garantir o direito à comunicação. Assim, neste projeto construímos com os alunos uma percepção crítica de como a ciência está presente no cotidiano através da democratização do conhecimento, com base em práticas de educomunicação e metodologias de ensino para a produção audiovisual. Entendemos que as atividades de formação, captação de imagens, criação de pauta e edição de vídeo, no contexto de registro do evento de Popularização da Ciência no Semiárido, aproximou a educação científica dos alunos e desmistificou a visão do trabalho do pesquisador quando eles participam da construção de produtos que visam a divulgação científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8661_TB2206_11032025152426.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA VIEIRA DE SOUSA GURJÃO" "autor_nome_curto" => "CAMILA GURJÃO" "autor_email" => "camila.gurjao@insa.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130640 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 8661 "titulo" => "SEMIÁRIDO EM TELA: ESTIMULANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NA CIÊNCIA E NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM ARCOVERDE" "resumo" => "Explorar a possibilidade de ensinar linguagem cinematográfica em uma perspectiva interdisciplinar que aproxima o fazer científico, utilizando processos de observação, análise, experimentação e comunicação, é promover a inclusão e o protagonismo desses jovens. A interação da sociedade com a ciência, promove uma aprendizagem holística e integrada, incentivando os alunos a explorar novas perspectivas, conectar diferentes áreas do saber. O Projeto Semiárido em Tela é uma iniciativa do Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI, localizado no município de Campina Grande - PB. O projeto, ligado ao setor de Gestão da Informação e Popularização da Ciência, tem como missão pesquisar, capacitar, registrar e difundir a ciência e a tecnologia por intermédio do cinema, sendo a própria população protagonista na produção de obras audiovisuais. Nesse cenário, trabalhamos com 20 alunos do Ensino Médio da Escola de Referencia em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, município de Arcoverde - PE, que durante os dias 20 a 24 de maio participaram da oficina de Audiovisual e de pauta jornalística. Partindo das práticas teóricas do ensino em artes com Ana Mae Barbosa (1991) e Moran (1995), a inserção do vídeo em sala de aula, como uma prática da educomunicação, atua como campo de intervenção social, auxiliando na democratização das mídias e procurando garantir o direito à comunicação. Assim, neste projeto construímos com os alunos uma percepção crítica de como a ciência está presente no cotidiano através da democratização do conhecimento, com base em práticas de educomunicação e metodologias de ensino para a produção audiovisual. Entendemos que as atividades de formação, captação de imagens, criação de pauta e edição de vídeo, no contexto de registro do evento de Popularização da Ciência no Semiárido, aproximou a educação científica dos alunos e desmistificou a visão do trabalho do pesquisador quando eles participam da construção de produtos que visam a divulgação científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8661_TB2206_11032025152426.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA VIEIRA DE SOUSA GURJÃO" "autor_nome_curto" => "CAMILA GURJÃO" "autor_email" => "camila.gurjao@insa.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }