A UTILIZAÇÃO DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NO ENSINO DE INFORMÁTICA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE SCRATCH NO PIBID
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131278 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3091 "inscrito_id" => 8862 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NO ENSINO DE INFORMÁTICA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE SCRATCH NO PIBID" "resumo" => "Este relato de experiência foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a atuação de bolsistas do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Ipanguaçu, na Escola Estadual Juscelino Kubitschek. A atividade teve como objetivo introduzir os conceitos do pensamento computacional e a lógica de programação utilizando o Scratch de forma desplugada funcionando como uma alternativa para o ensino de programação. A metodologia aplicada consiste na investigação de ferramentas que atendessem à demanda para o objetivo solicitado, nesse caso a programação em blocos. Para iniciar a atividade, explicamos os fundamentos do pensamento computacional, como decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Em seguida, apresentamos o Scratch e seus blocos de código, destacando sua função na construção de algoritmos interativos, além de imprimir materiais que representaram os blocos de código do Scratch e propusemos um desafio aos alunos: montar um código coerente a partir da explicação dada. Os resultados observados permitiram concluir que essa estratégia possibilitou que os alunos entendessem a lógica da programação sem a necessidade de um computador, promovendo um aprendizado mais prático e visual. Além disso, os alunos demonstraram grande interesse e engajamento na atividade, conseguindo reconhecer os blocos e compreender suas funções, ainda que alguns tenham encontrado dificuldades na organização lógica da sequência. O exercício estimulou o raciocínio lógico e colaborativo, uma vez que os alunos discutiram entre si as melhores formas de montar o código. A abordagem desplugada se mostrou eficaz para ensinar conceitos de programação de forma lúdica e dinâmica. A interação com os cards permitiu que os estudantes assimilaram a lógica de programação. Para aprimorar futuras atividades, recomenda-se a introdução de desafios mais complexos e a transição gradual para a implementação dos conceitos no ambiente digital do Scratch." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8862_TB3091_11032025214137.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS SOUZA" "autor_email" => "viniciussouzabarbalho15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131278 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3091 "inscrito_id" => 8862 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NO ENSINO DE INFORMÁTICA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE SCRATCH NO PIBID" "resumo" => "Este relato de experiência foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a atuação de bolsistas do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Ipanguaçu, na Escola Estadual Juscelino Kubitschek. A atividade teve como objetivo introduzir os conceitos do pensamento computacional e a lógica de programação utilizando o Scratch de forma desplugada funcionando como uma alternativa para o ensino de programação. A metodologia aplicada consiste na investigação de ferramentas que atendessem à demanda para o objetivo solicitado, nesse caso a programação em blocos. Para iniciar a atividade, explicamos os fundamentos do pensamento computacional, como decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Em seguida, apresentamos o Scratch e seus blocos de código, destacando sua função na construção de algoritmos interativos, além de imprimir materiais que representaram os blocos de código do Scratch e propusemos um desafio aos alunos: montar um código coerente a partir da explicação dada. Os resultados observados permitiram concluir que essa estratégia possibilitou que os alunos entendessem a lógica da programação sem a necessidade de um computador, promovendo um aprendizado mais prático e visual. Além disso, os alunos demonstraram grande interesse e engajamento na atividade, conseguindo reconhecer os blocos e compreender suas funções, ainda que alguns tenham encontrado dificuldades na organização lógica da sequência. O exercício estimulou o raciocínio lógico e colaborativo, uma vez que os alunos discutiram entre si as melhores formas de montar o código. A abordagem desplugada se mostrou eficaz para ensinar conceitos de programação de forma lúdica e dinâmica. A interação com os cards permitiu que os estudantes assimilaram a lógica de programação. Para aprimorar futuras atividades, recomenda-se a introdução de desafios mais complexos e a transição gradual para a implementação dos conceitos no ambiente digital do Scratch." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8862_TB3091_11032025214137.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS SOUZA" "autor_email" => "viniciussouzabarbalho15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }