Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AUSÊNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA - PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho discute os desafios enfrentados dentro de uma escola municipal pela ausência do coordenador pedagógico como parte fundamental da formação da equipe escolar. A tarefa básica da escola é o ensino, que se cumpre pela atividade docente. A escola é uma instituição social com objetivos explícitos: o desenvolvimento das potencialidades dos alunos através dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores), para constituírem-se em cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Quando há a ausência do coordenador fica difícil uma boa relação entre ambas as partes e muitas mudanças de comportamentos são observadas, podendo ocorrer ainda vários conflitos, principalmente a insegurança do educador. Assim, acarretará grandes desafios quanto à clareza da tarefa essencial da instituição escolar e a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. O presente texto também apresenta os resultados de uma investigação realizada com professores de uma escola que fica situada no Município de Pesqueira, Agreste do Estado de Pernambuco, que não têm Coordenador Pedagógico. O objetivo foi revelar quais ações deixam de ser executadas pelos professores em função da ausência do profissional, bem como a quem eles recorrem para solicitar apoio no trabalho. Aplicou-se questionário com os professores da escola pesquisada. Os resultados revelaram que os professores, cuja escola não contam com a atuação do Coordenador Pedagógico, não realizam reuniões pedagógicas com frequência e quando há problemas pedagógicos recorrem à direção e aos demais professores da escola.

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