OS CÍRCULOS DE LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3000 "inscrito_id" => 7530 "titulo" => "OS CÍRCULOS DE LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este estudo objetiva investigar a contribuição dos Círculos de Leitura como estratégia formativa para a leitura literária em espaços escolares e não escolares. A pesquisa se justifica diante do crescente desafios para formar leitores, o que se comprova a partir dos resultados da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-livro, no ano de 2024, ao identificar que a proporção de não-leitores é maior que a de leitores na população brasileira. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa qualitativa e exploratória, desenvolvida por meio de um levantamento bibliográfico, fundamentado nos estudos de Souza e Cosson (2011), Cosson (2014), Pagés (2018), Calheira e Rosário (2021), Cortez e Martiny (2023), entre outros. Os resultados indicam que a interação entre os participantes e a mediação dos multiplicadores são fundamentais para o engajamento dos leitores, promovendo um ambiente de leitura coletiva que estimula a interpretação crítica e a autonomia leitora, além da criação de clubes de leitura. Observou-se, ainda, que os círculos favorecem a construção de significados compartilhados e ampliam o repertório literário dos participantes, fortalecendo o vínculo com a literatura. Dessa forma, conclui-se que a metodologia dos Círculos de Leitura é eficaz na formação de leitores autônomos e na valorização da leitura literária, sugerindo a necessidade de sua expansão para diferentes contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7530_TB3000_11032025211932.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRIS BIANCA MELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRIS" "autor_email" => "chris.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3000 "inscrito_id" => 7530 "titulo" => "OS CÍRCULOS DE LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este estudo objetiva investigar a contribuição dos Círculos de Leitura como estratégia formativa para a leitura literária em espaços escolares e não escolares. A pesquisa se justifica diante do crescente desafios para formar leitores, o que se comprova a partir dos resultados da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-livro, no ano de 2024, ao identificar que a proporção de não-leitores é maior que a de leitores na população brasileira. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa qualitativa e exploratória, desenvolvida por meio de um levantamento bibliográfico, fundamentado nos estudos de Souza e Cosson (2011), Cosson (2014), Pagés (2018), Calheira e Rosário (2021), Cortez e Martiny (2023), entre outros. Os resultados indicam que a interação entre os participantes e a mediação dos multiplicadores são fundamentais para o engajamento dos leitores, promovendo um ambiente de leitura coletiva que estimula a interpretação crítica e a autonomia leitora, além da criação de clubes de leitura. Observou-se, ainda, que os círculos favorecem a construção de significados compartilhados e ampliam o repertório literário dos participantes, fortalecendo o vínculo com a literatura. Dessa forma, conclui-se que a metodologia dos Círculos de Leitura é eficaz na formação de leitores autônomos e na valorização da leitura literária, sugerindo a necessidade de sua expansão para diferentes contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7530_TB3000_11032025211932.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRIS BIANCA MELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRIS" "autor_email" => "chris.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }