IMPACTOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOB O AMBIENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131069 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2810 "inscrito_id" => 4915 "titulo" => "IMPACTOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOB O AMBIENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA." "resumo" => "O movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) surgiu com o objetivo de maximizar e de analisar a interação das pessoas nas decisões coletivas sobre a sociedade. A pesquisa possui o intuito de identificar as relações da CTSA, realçando características do movimento, sua origem, com a perspectiva da educação ambiental, assim como visualizar o conhecimento sobre CTSA de alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da UECE por meio do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e as opiniões do tema. O questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) foi a ferramenta utilizada para a realização desde trabalho (AIKENHEAD; RYAN, 1992). As questões avaliadas foram: Q 20111, 20311 e 40161, que tratam sobre o desenvolvimento da indústria mundial. O número de respondentes foram 16 licenciandos em Química da Universidade Estadual do Ceará - UECE com faixa etária entre 20 e 30 anos. Obteve-se resultado satisfatório, perceptível da evolução e da preocupação ambiental através da lente dos respondentes por meio dos índices atitudinais (Ia) gerados Q 20111 (Iam = -0,219); Q 20311 (Iam =0,086) e Q 40161 (Iam = -0,067). Foi notável que na análise das questões aplicadas, existiu consciência ambiental, e que a mesma teve um avanço na última década de acordo com a literatura em CTSA, logo pesquisas futuras na área da CTSA. Não obstante, é de máxima importância mais incentivos e políticas públicas para serem colhidos benefícios no futuro em relação a conservação do nosso planeta com impactos na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4915_TB2810_11032025202846.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR CAVALCANTE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victor.csouza10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131069 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2810 "inscrito_id" => 4915 "titulo" => "IMPACTOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOB O AMBIENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA." "resumo" => "O movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) surgiu com o objetivo de maximizar e de analisar a interação das pessoas nas decisões coletivas sobre a sociedade. A pesquisa possui o intuito de identificar as relações da CTSA, realçando características do movimento, sua origem, com a perspectiva da educação ambiental, assim como visualizar o conhecimento sobre CTSA de alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da UECE por meio do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e as opiniões do tema. O questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) foi a ferramenta utilizada para a realização desde trabalho (AIKENHEAD; RYAN, 1992). As questões avaliadas foram: Q 20111, 20311 e 40161, que tratam sobre o desenvolvimento da indústria mundial. O número de respondentes foram 16 licenciandos em Química da Universidade Estadual do Ceará - UECE com faixa etária entre 20 e 30 anos. Obteve-se resultado satisfatório, perceptível da evolução e da preocupação ambiental através da lente dos respondentes por meio dos índices atitudinais (Ia) gerados Q 20111 (Iam = -0,219); Q 20311 (Iam =0,086) e Q 40161 (Iam = -0,067). Foi notável que na análise das questões aplicadas, existiu consciência ambiental, e que a mesma teve um avanço na última década de acordo com a literatura em CTSA, logo pesquisas futuras na área da CTSA. Não obstante, é de máxima importância mais incentivos e políticas públicas para serem colhidos benefícios no futuro em relação a conservação do nosso planeta com impactos na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4915_TB2810_11032025202846.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR CAVALCANTE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victor.csouza10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }