Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIA ESCREVE: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A POLUIÇÃO DOS OCEANOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131024
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2749
    "inscrito_id" => 8703
    "titulo" => "CIÊNCIA ESCREVE: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A POLUIÇÃO DOS OCEANOS"
    "resumo" => "O trabalho apresentado resulta de um projeto de prática de escrita intitulado Ciência Escreve, desenvolvido com professores em formação inicial no curso de Ciências da Natureza, com foco na temática da poluição dos oceanos, fato que tem crescido devido ao descarte inadequado de plásticos, produtos químicos e esgoto. Tal fenômeno ocasiona ilhas de lixo, enquanto a acidificação ameaça ecossistemas marinhos. Sem ações urgentes, a degradação pode ser irreversível, afetando a biodiversidade e a vida humana globalmente. O objetivo central do presente projeto foi utilizar a prática de escrita como ferramenta pedagógica argumentativa, visando sensibilizar e aprofundar o conhecimento dos futuros professores sobre tal problema ambiental. A partir de textos motivacionais, os licenciandos foram incentivados a produzir textos argumentativos, refletindo sobre o impacto da poluição nos oceanos, suas causas e consequências. Durante o processo de escrita, os professores em formação inicial discutiram questões ambientais, elaboraram argumentos e propuseram soluções para os danos causados aos ecossistemas marinhos. A atividade permitiu ainda que os participantes se envolvessem com diferentes gêneros textuais e estratégias argumentativas, promovendo um aprendizado significativo e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados indicaram que, ao integrar a temática da poluição dos oceanos à prática de escrita, os futuros professores não só ampliaram seu conhecimento sobre o tema, mas também se tornaram mais preparados para abordar questões ambientais de maneira contextualizada e reflexiva em suas futuras práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8703_TB2749_14032025173719.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA GUERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabiana.gsilva@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131024
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2749
    "inscrito_id" => 8703
    "titulo" => "CIÊNCIA ESCREVE: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A POLUIÇÃO DOS OCEANOS"
    "resumo" => "O trabalho apresentado resulta de um projeto de prática de escrita intitulado Ciência Escreve, desenvolvido com professores em formação inicial no curso de Ciências da Natureza, com foco na temática da poluição dos oceanos, fato que tem crescido devido ao descarte inadequado de plásticos, produtos químicos e esgoto. Tal fenômeno ocasiona ilhas de lixo, enquanto a acidificação ameaça ecossistemas marinhos. Sem ações urgentes, a degradação pode ser irreversível, afetando a biodiversidade e a vida humana globalmente. O objetivo central do presente projeto foi utilizar a prática de escrita como ferramenta pedagógica argumentativa, visando sensibilizar e aprofundar o conhecimento dos futuros professores sobre tal problema ambiental. A partir de textos motivacionais, os licenciandos foram incentivados a produzir textos argumentativos, refletindo sobre o impacto da poluição nos oceanos, suas causas e consequências. Durante o processo de escrita, os professores em formação inicial discutiram questões ambientais, elaboraram argumentos e propuseram soluções para os danos causados aos ecossistemas marinhos. A atividade permitiu ainda que os participantes se envolvessem com diferentes gêneros textuais e estratégias argumentativas, promovendo um aprendizado significativo e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados indicaram que, ao integrar a temática da poluição dos oceanos à prática de escrita, os futuros professores não só ampliaram seu conhecimento sobre o tema, mas também se tornaram mais preparados para abordar questões ambientais de maneira contextualizada e reflexiva em suas futuras práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8703_TB2749_14032025173719.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA GUERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabiana.gsilva@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho apresentado resulta de um projeto de prática de escrita intitulado Ciência Escreve, desenvolvido com professores em formação inicial no curso de Ciências da Natureza, com foco na temática da poluição dos oceanos, fato que tem crescido devido ao descarte inadequado de plásticos, produtos químicos e esgoto. Tal fenômeno ocasiona ilhas de lixo, enquanto a acidificação ameaça ecossistemas marinhos. Sem ações urgentes, a degradação pode ser irreversível, afetando a biodiversidade e a vida humana globalmente. O objetivo central do presente projeto foi utilizar a prática de escrita como ferramenta pedagógica argumentativa, visando sensibilizar e aprofundar o conhecimento dos futuros professores sobre tal problema ambiental. A partir de textos motivacionais, os licenciandos foram incentivados a produzir textos argumentativos, refletindo sobre o impacto da poluição nos oceanos, suas causas e consequências. Durante o processo de escrita, os professores em formação inicial discutiram questões ambientais, elaboraram argumentos e propuseram soluções para os danos causados aos ecossistemas marinhos. A atividade permitiu ainda que os participantes se envolvessem com diferentes gêneros textuais e estratégias argumentativas, promovendo um aprendizado significativo e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados indicaram que, ao integrar a temática da poluição dos oceanos à prática de escrita, os futuros professores não só ampliaram seu conhecimento sobre o tema, mas também se tornaram mais preparados para abordar questões ambientais de maneira contextualizada e reflexiva em suas futuras práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.