ACOLHIMENTO NA CRECHE: UM OLHAR DAS GESTORAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133669 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6375 "inscrito_id" => 7669 "titulo" => "ACOLHIMENTO NA CRECHE: UM OLHAR DAS GESTORAS" "resumo" => "Este artigo ressalta o olhar cuidadoso das gestoras de uma creche ao acolhimento das crianças no início do ano letivo de 2025, onde os primeiros dias na creche são aqueles em que as crianças conhecem os colegas e professoras, notam uma nova rotina, sentem com a separação das famílias e estranham os novos espaços. É aos poucos que elas reconhecem o ambiente como delas. Nesse momento inicial, o acolhimento que a creche faz à turma e a cada uma das crianças é essencial. Nesse contexto, objetivou-se refletir junto com a equipe de professores em relação a organização do ambiente da sala de referência como favorecedor do acolhimento. Levantou-se estudos acerca da distinção entre adaptação e acolhimento, sobre a distinção entre espaços e ambientes educadores o papel dos materiais e da organização no ambiente escolar como um terceiro educador, tendo como referência e inspiração para essas reflexões: Maria da Graça Souza Horn e Júlia Oliveira Formosinho. Então, partimos da reflexão: O que significa acolher, se não escutar ativamente? Como é escutar a criança com a sensibilidade de uma gestora? Diante de estudos, planejamentos e vivências com a equipe de professoras da creche, percebeu-se que o choro das crianças que comumente é presente no início do ano letivo foi mínimo, reduzido a quase zero em um total de duzentos e seis crianças matriculadas na creche, revelando que um ambiente bem planejado com diferentes materiais e descentralizado da figura da professora, contribui de forma significativa no acolhimento das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7669_TB6375_08042025205938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAVIA CRISTINA LOPES MARINHO" "autor_nome_curto" => "SAVIA" "autor_email" => "saviaclmarinho@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133669 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6375 "inscrito_id" => 7669 "titulo" => "ACOLHIMENTO NA CRECHE: UM OLHAR DAS GESTORAS" "resumo" => "Este artigo ressalta o olhar cuidadoso das gestoras de uma creche ao acolhimento das crianças no início do ano letivo de 2025, onde os primeiros dias na creche são aqueles em que as crianças conhecem os colegas e professoras, notam uma nova rotina, sentem com a separação das famílias e estranham os novos espaços. É aos poucos que elas reconhecem o ambiente como delas. Nesse momento inicial, o acolhimento que a creche faz à turma e a cada uma das crianças é essencial. Nesse contexto, objetivou-se refletir junto com a equipe de professores em relação a organização do ambiente da sala de referência como favorecedor do acolhimento. Levantou-se estudos acerca da distinção entre adaptação e acolhimento, sobre a distinção entre espaços e ambientes educadores o papel dos materiais e da organização no ambiente escolar como um terceiro educador, tendo como referência e inspiração para essas reflexões: Maria da Graça Souza Horn e Júlia Oliveira Formosinho. Então, partimos da reflexão: O que significa acolher, se não escutar ativamente? Como é escutar a criança com a sensibilidade de uma gestora? Diante de estudos, planejamentos e vivências com a equipe de professoras da creche, percebeu-se que o choro das crianças que comumente é presente no início do ano letivo foi mínimo, reduzido a quase zero em um total de duzentos e seis crianças matriculadas na creche, revelando que um ambiente bem planejado com diferentes materiais e descentralizado da figura da professora, contribui de forma significativa no acolhimento das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7669_TB6375_08042025205938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAVIA CRISTINA LOPES MARINHO" "autor_nome_curto" => "SAVIA" "autor_email" => "saviaclmarinho@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }