Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO PROCESSO DE ESCRITA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa as possibilidades e limites da colaboração da Inteligência Artificial Generativas (IAG) na escrita científica, com ênfase na construção em recursos pedagógicos digitais. A popularização da IAG foi impulsionada pelo lançamento do ChatGPT. Este modelo de IA é treinado para gerar textos e imagens, a partir de informações dispostas em big data, e tendo em vista sua usabilidade, fomentou a esta tecnologia diversas aplicações, inclusive para auxiliar a escrita de recursos pedagógicos digitais. Diante deste contexto, surge a necessidade de uma reflexão crítica sobre os impactos do uso desta ferramenta na qualidade da escrita científica, na autoria docente e viés técnico adotado nos recursos pedagógicos desenvolvidos com o seu auxílio. Esse artigo adotou uma abordagem metodológica qualitativa, fundamentada na pesquisa bibliográfica. O levantamento bibliográfico envolveu a seleção criteriosa de artigos e publicações acadêmicas relevantes, permitindo uma análise das discussões existentes sobre a influência da IAG na escrita científica e recursos pedagógicos digitais. Os resultados indicam que a utilização da IAG deve ser acompanhada por uma revisão humana especializada, a fim de assegurar, a veracidade e confiabilidade dos seus resultados considerando possíveis “alucinações” da ferramenta. Nesse contexto, abre-se espaço para estabelecer diretrizes éticas claras para o uso da IAG na escrita científica, bem como discutir sobre os limites e possibilidades na construção de recursos pedagógicos digitais. A partir dos resultados analisados é possível propor melhorias no desenvolvimento da escrita científica com a colaboração da IA.

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