Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE LUTAS E GINÁSTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130952
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2646
    "inscrito_id" => 9948
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE LUTAS E GINÁSTICA"
    "resumo" => "As práticas pedagógicas em Educação Física (EF) é um campo em constante debate, uma vez que evidencia os saberes docentes. A experiência e a formação de cada professor é preponderante para o avanço das metodologias aplicadas. As documentação que norteiam a área como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) determinam que dentro do ambiente escolar os conteúdos da EF devem ser divididos em: jogos e brincadeiras, esportes, danças, ginásticas, lutas e práticas corporais de natureza e aventura; no qual o profissional deve abordar as diversas práticas da cultura corporal de movimento. Objetivo: este estudo teve como objetivo, analisar as possibilidades e desafios das diversas práticas pedagógicas para o ensino de lutas e ginástica dentro do ambiente escolar. Metodologia: a pesquisa foi realizada no modelo de revisão bibliográfica, através da seleção dos principais artigos que envolveram a temática publicados nos últimos 10 anos, sendo selecionados para análise mais detalhada 10 artigos no total, sendo 5 de cada conteúdo (lutas e ginástica). Resultados: os resultados mostraram que dentro do ambiente escolar, as práticas pedagógicas do ensino de lutas e ginástica tem a capacidade de promover o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e psicossociais de crianças e adolescentes. Além disso, possibilitam o trabalho dos aspectos socioculturais, rompendo diversos preconceitos que envolvem as modalidades. Com relações aos desafios, muitos profissionais relatam falta de conhecimento mais específico para a abordagem dos temas e dificuldades relacionadas as estruturas físicas apresentadas em algumas instituições de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9948_TB2646_11032025193456.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE THIEMI KISHIMOTO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "kishimoto.simone@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130952
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2646
    "inscrito_id" => 9948
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE LUTAS E GINÁSTICA"
    "resumo" => "As práticas pedagógicas em Educação Física (EF) é um campo em constante debate, uma vez que evidencia os saberes docentes. A experiência e a formação de cada professor é preponderante para o avanço das metodologias aplicadas. As documentação que norteiam a área como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) determinam que dentro do ambiente escolar os conteúdos da EF devem ser divididos em: jogos e brincadeiras, esportes, danças, ginásticas, lutas e práticas corporais de natureza e aventura; no qual o profissional deve abordar as diversas práticas da cultura corporal de movimento. Objetivo: este estudo teve como objetivo, analisar as possibilidades e desafios das diversas práticas pedagógicas para o ensino de lutas e ginástica dentro do ambiente escolar. Metodologia: a pesquisa foi realizada no modelo de revisão bibliográfica, através da seleção dos principais artigos que envolveram a temática publicados nos últimos 10 anos, sendo selecionados para análise mais detalhada 10 artigos no total, sendo 5 de cada conteúdo (lutas e ginástica). Resultados: os resultados mostraram que dentro do ambiente escolar, as práticas pedagógicas do ensino de lutas e ginástica tem a capacidade de promover o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e psicossociais de crianças e adolescentes. Além disso, possibilitam o trabalho dos aspectos socioculturais, rompendo diversos preconceitos que envolvem as modalidades. Com relações aos desafios, muitos profissionais relatam falta de conhecimento mais específico para a abordagem dos temas e dificuldades relacionadas as estruturas físicas apresentadas em algumas instituições de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9948_TB2646_11032025193456.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE THIEMI KISHIMOTO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "kishimoto.simone@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As práticas pedagógicas em Educação Física (EF) é um campo em constante debate, uma vez que evidencia os saberes docentes. A experiência e a formação de cada professor é preponderante para o avanço das metodologias aplicadas. As documentação que norteiam a área como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) determinam que dentro do ambiente escolar os conteúdos da EF devem ser divididos em: jogos e brincadeiras, esportes, danças, ginásticas, lutas e práticas corporais de natureza e aventura; no qual o profissional deve abordar as diversas práticas da cultura corporal de movimento. Objetivo: este estudo teve como objetivo, analisar as possibilidades e desafios das diversas práticas pedagógicas para o ensino de lutas e ginástica dentro do ambiente escolar. Metodologia: a pesquisa foi realizada no modelo de revisão bibliográfica, através da seleção dos principais artigos que envolveram a temática publicados nos últimos 10 anos, sendo selecionados para análise mais detalhada 10 artigos no total, sendo 5 de cada conteúdo (lutas e ginástica). Resultados: os resultados mostraram que dentro do ambiente escolar, as práticas pedagógicas do ensino de lutas e ginástica tem a capacidade de promover o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e psicossociais de crianças e adolescentes. Além disso, possibilitam o trabalho dos aspectos socioculturais, rompendo diversos preconceitos que envolvem as modalidades. Com relações aos desafios, muitos profissionais relatam falta de conhecimento mais específico para a abordagem dos temas e dificuldades relacionadas as estruturas físicas apresentadas em algumas instituições de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.