Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE FLUXOGRAMAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DEMONSTRAÇÃO DE TEOREMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Já pensaram em como o uso de fluxogramas pode auxiliar na compreensão dos estudantes em relação ao aprendizado de teoremas e demonstrações de modo mais lúdico e dinâmico? Está pesquisa tratou exatamente disso, levando em consideração o objetivo de refletir sobre a utilização das demonstrações matemáticas utilizando fluxogramas como uma abordagem metodológica para o ensino da matemática. Para tanto, foram traçados os objetivos específicos: apontar como um livro didático do 8º ano de uma determinada coleção apresenta o uso de fluxogramas e Propor modelos de demonstração de teoremas de geometria usando o fluxograma. Ressaltamos que a unidade temática escolhida foi Geometria pela compreensão de ser uma área da Matemática que é vista pelos estudantes como complexa e muitas vezes seu ensino é negligenciado por diversos fatores. Assim, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica (Prodanov e Freitas, 2013) com levantamento de teóricos que nos apoiassem a melhor compreender a ideia de fluxograma, tais como Hernandez e Fuentes (2014), Viveros e Cortéz (2021), BNCC (Brasil, 2018), entre outros. Também foi analisado um livro didático do 8º ano da coleção Teláris (Dante, 2018) escolhido por ser o livro mais usado no Estado da Paraíba local da pesquisa. Diante da natureza da pesquisa tratou-se de uma Pesquisa Aplicada (Prodanov e Freitas, 2013), pois optamos por apresentar algumas estratégias e modelos de aplicação do fluxograma em algumas demonstrações em Geometria, a partir do livro analisado. Adiantamos como principais resultados que, mesmo constatando o potencial do uso de fluxogramas no ensino, essa não é uma realidade nas escolas. No livro didático analisado encontramos apenas uma atividade fazendo uso dos fluxogramas e não era em Geometria. Também apresentamos como resultados propostas de trabalho com fluxogramas que podem auxiliar, tanto na formação inicial dos docentes de Matemática, quanto dos docentes que já exercem sua prática na Educação Básica.

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