UM ASSUNTO PUXA O OUTRO: NARRATIVAS DE UMA CORPO-VIVÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2562 "inscrito_id" => 2510 "titulo" => "UM ASSUNTO PUXA O OUTRO: NARRATIVAS DE UMA CORPO-VIVÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo investiga como as narrativas autobiográficas na formação da identidade de raça e sexualidade pode implicar na prática docente. Foi desenvolvido com o objetivo de investigar a formação da minha identidade docente a partir de narrativas autobiográficas, revisitando o processo de construção da identidade profissional ao analisar minha corpo-vivência como elemento central na construção de saberes ancestrais e discursivos, tendo em vista que silenciamentos constuíram a formação de suas identidades raça e de sexualidade podendo implicar na prática docente. Para tanto, foi necessário revisitar as narrativas que já escrevi no percurso da minha formação de identidade docente além de resgatar o conceito/categoria corpo-vivência que esboço na minha dissertação. Tal conceito/categoria é imprescindível para pensar a centralidade da experiência vivida, da memória contada enquanto saber ancestral e do corpo enquanto recurso semiótico-discursivo. Realizou-se assim, uma pesquisa etnográfica-discursiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que a análise, ao ser autorreflexiva, tem o potencial de transmutar práticas de uma formação docente voltada às tecnicidades didáticas de conteúdos abstratos em processos significativos de ensino-aprendizagem, a partir das identidades de raça e sexualidade, além de refletir na potencialidade das narrativas autobiográficas enquanto constituição de novos saberes numa perspectiva decolonial, à medida que as reflexões teóricas apontam para a experiência vivida enquanto produção de conhecimento, as memórias enquanto uma ferramenta ancestral que conecta o corpo à memória coletiva, e os eventos discursivos às práticas sociais que permite a seguinte conclusão: o método autoetnográfico e o gênero discursivo das autonarrativas, associado às teorias dos Estudos Críticos dos Discursos numa guinada decolonial, precisa enfatizar as memórias como elemento ancestral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID2510_TB2562_25032025081543.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIC SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERIC" "autor_email" => "espoliin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2562 "inscrito_id" => 2510 "titulo" => "UM ASSUNTO PUXA O OUTRO: NARRATIVAS DE UMA CORPO-VIVÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo investiga como as narrativas autobiográficas na formação da identidade de raça e sexualidade pode implicar na prática docente. Foi desenvolvido com o objetivo de investigar a formação da minha identidade docente a partir de narrativas autobiográficas, revisitando o processo de construção da identidade profissional ao analisar minha corpo-vivência como elemento central na construção de saberes ancestrais e discursivos, tendo em vista que silenciamentos constuíram a formação de suas identidades raça e de sexualidade podendo implicar na prática docente. Para tanto, foi necessário revisitar as narrativas que já escrevi no percurso da minha formação de identidade docente além de resgatar o conceito/categoria corpo-vivência que esboço na minha dissertação. Tal conceito/categoria é imprescindível para pensar a centralidade da experiência vivida, da memória contada enquanto saber ancestral e do corpo enquanto recurso semiótico-discursivo. Realizou-se assim, uma pesquisa etnográfica-discursiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que a análise, ao ser autorreflexiva, tem o potencial de transmutar práticas de uma formação docente voltada às tecnicidades didáticas de conteúdos abstratos em processos significativos de ensino-aprendizagem, a partir das identidades de raça e sexualidade, além de refletir na potencialidade das narrativas autobiográficas enquanto constituição de novos saberes numa perspectiva decolonial, à medida que as reflexões teóricas apontam para a experiência vivida enquanto produção de conhecimento, as memórias enquanto uma ferramenta ancestral que conecta o corpo à memória coletiva, e os eventos discursivos às práticas sociais que permite a seguinte conclusão: o método autoetnográfico e o gênero discursivo das autonarrativas, associado às teorias dos Estudos Críticos dos Discursos numa guinada decolonial, precisa enfatizar as memórias como elemento ancestral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID2510_TB2562_25032025081543.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIC SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERIC" "autor_email" => "espoliin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }