O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133651 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6351 "inscrito_id" => 13734 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS" "resumo" => "Este estudo investiga o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma ferramenta didática para o ensino de matemática, com o objetivo de promover a integração de conceitos matemáticos ao desenvolvimento de habilidades de análise, criticidade e raciocínio lógico. A pesquisa foi realizada com duas turmas da 7ª série do Colégio Jean Piaget, utilizando HQs de autoria própria, abordando conteúdos do bimestre em questão e focando nos tópicos que apresentavam maior dificuldade, conforme relatado pela professora responsável. Os alunos também foram incentivados a produzir suas próprias HQs, aplicando as relações matemáticas discutidas. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com a aplicação de uma proposta didática baseada na criação e análise de HQs. O presente estudo fundamenta-se nas contribuições Vasconcelos e Cunha (2021) , bem como Vergueiro (2018) e Benedicto (2016) aborda o uso de tiras cômicas como um recurso pedagógico eficaz no ensino de ciências. A coleta de dados incluiu observações, entrevistas e a análise das produções dos estudantes, visando compreender a receptividade dos alunos à abordagem e seus efeitos no aprendizado da matemática. Os resultados indicaram que o uso de histórias em quadrinhos (HQs) contribuiu significativamente para aumentar a motivação dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos complexos e promovendo um vínculo mais positivo com a disciplina. Além disso, observou-se um aprimoramento no raciocínio lógico dos estudantes, bem como no desenvolvimento de sua criticidade ao resolver problemas matemáticos. Conclui-se que a utilização de HQs no ensino de matemática é uma estratégia pedagógica eficaz, pois estimula a criatividade, fortalece a aprendizagem ativa e favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como análise crítica e resolução de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13734_TB6351_08042025205220.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA ALVES FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana.alvesferreira@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133651 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6351 "inscrito_id" => 13734 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS" "resumo" => "Este estudo investiga o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma ferramenta didática para o ensino de matemática, com o objetivo de promover a integração de conceitos matemáticos ao desenvolvimento de habilidades de análise, criticidade e raciocínio lógico. A pesquisa foi realizada com duas turmas da 7ª série do Colégio Jean Piaget, utilizando HQs de autoria própria, abordando conteúdos do bimestre em questão e focando nos tópicos que apresentavam maior dificuldade, conforme relatado pela professora responsável. Os alunos também foram incentivados a produzir suas próprias HQs, aplicando as relações matemáticas discutidas. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com a aplicação de uma proposta didática baseada na criação e análise de HQs. O presente estudo fundamenta-se nas contribuições Vasconcelos e Cunha (2021) , bem como Vergueiro (2018) e Benedicto (2016) aborda o uso de tiras cômicas como um recurso pedagógico eficaz no ensino de ciências. A coleta de dados incluiu observações, entrevistas e a análise das produções dos estudantes, visando compreender a receptividade dos alunos à abordagem e seus efeitos no aprendizado da matemática. Os resultados indicaram que o uso de histórias em quadrinhos (HQs) contribuiu significativamente para aumentar a motivação dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos complexos e promovendo um vínculo mais positivo com a disciplina. Além disso, observou-se um aprimoramento no raciocínio lógico dos estudantes, bem como no desenvolvimento de sua criticidade ao resolver problemas matemáticos. Conclui-se que a utilização de HQs no ensino de matemática é uma estratégia pedagógica eficaz, pois estimula a criatividade, fortalece a aprendizagem ativa e favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como análise crítica e resolução de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13734_TB6351_08042025205220.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA ALVES FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana.alvesferreira@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }