TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ERA DIGITAL NO ENSINO CONTEMPORÂNEO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130792 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2414 "inscrito_id" => 9254 "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ERA DIGITAL NO ENSINO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "A era digital trouxe transformações significativas para a educação, especialmente no que diz respeito à forma como os estudantes interagem com o aprendizado, já que a geração atual, conhecida como "nativos digitais", cresceu imersa em tecnologias. O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da tecnologia nas práticas pedagógicas, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios enfrentados pelos professores. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, onde foi analisado as características e as possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas no contexto escolar, os impactos e desafios para os professores, bem como estratégias para integrar a tecnologia de forma eficaz no ensino. A pesquisa incluiu a discussão de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a gamificação, e a reflexão sobre o futuro da educação com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e realidade virtual. Entre as possibilidades, destacam-se o ensino personalizado, o uso de plataformas adaptativas, a gamificação e o aprendizado híbrido, que permitem maior engajamento e flexibilidade. No entanto, os desafios são igualmente relevantes, como a desigualdade no acesso à tecnologia, a sobrecarga de informações e a necessidade de formação contínua dos professores para o uso eficaz das ferramentas digitais. O professor deve atuar como mediador e facilitador, integrando tecnologia de forma crítica e pedagógica. Para superar esses desafios, são propostas estratégias como a formação continuada, criação de diretrizes para o uso de dispositivos e a adoção de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida. Conclui-se que, embora a tecnologia ofereça inúmeras oportunidades para enriquecer o ensino, é essencial manter o equilíbrio entre inovação e a essência humanista da educação, preparando os alunos para os desafios do futuro de forma crítica e consciente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9254_TB2414_11032025174508.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO APARECIDO DE SOUZA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "prof.rodrigoap@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130792 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2414 "inscrito_id" => 9254 "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ERA DIGITAL NO ENSINO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "A era digital trouxe transformações significativas para a educação, especialmente no que diz respeito à forma como os estudantes interagem com o aprendizado, já que a geração atual, conhecida como "nativos digitais", cresceu imersa em tecnologias. O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da tecnologia nas práticas pedagógicas, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios enfrentados pelos professores. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, onde foi analisado as características e as possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas no contexto escolar, os impactos e desafios para os professores, bem como estratégias para integrar a tecnologia de forma eficaz no ensino. A pesquisa incluiu a discussão de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a gamificação, e a reflexão sobre o futuro da educação com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e realidade virtual. Entre as possibilidades, destacam-se o ensino personalizado, o uso de plataformas adaptativas, a gamificação e o aprendizado híbrido, que permitem maior engajamento e flexibilidade. No entanto, os desafios são igualmente relevantes, como a desigualdade no acesso à tecnologia, a sobrecarga de informações e a necessidade de formação contínua dos professores para o uso eficaz das ferramentas digitais. O professor deve atuar como mediador e facilitador, integrando tecnologia de forma crítica e pedagógica. Para superar esses desafios, são propostas estratégias como a formação continuada, criação de diretrizes para o uso de dispositivos e a adoção de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida. Conclui-se que, embora a tecnologia ofereça inúmeras oportunidades para enriquecer o ensino, é essencial manter o equilíbrio entre inovação e a essência humanista da educação, preparando os alunos para os desafios do futuro de forma crítica e consciente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9254_TB2414_11032025174508.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO APARECIDO DE SOUZA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "prof.rodrigoap@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }