Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E ASSISTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130791
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2413
    "inscrito_id" => 6826
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E ASSISTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "A Tecnologia Assistiva (TA) tem se consolidado como uma ferramenta essencial no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, promovendo a equidade no acesso ao currículo e à aprendizagem. Ao possibilitar a adaptação de materiais, recursos e ambientes, a TA permite que esses estudantes superem barreiras que, de outra forma, dificultariam sua participação no processo educacional. A utilização de dispositivos tecnológicos, como softwares de leitura, recursos de comunicação aumentativa e adaptadores de hardware, contribui para que alunos com deficiências físicas, sensoriais ou cognitivas possam se expressar, acessar conteúdos e interagir com o ambiente escolar de forma mais autônoma. Contudo, a implementação eficaz de TA exige a formação contínua de professores, que precisam conhecer as tecnologias disponíveis e saber como adaptá-las às necessidades específicas de cada aluno. É fundamental que o uso da TA seja integrado ao trabalho pedagógico, de modo que os recursos tecnológicos complementem e potencializem o ensino nas salas de aula. Além disso, a colaboração entre os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala regular é crucial para garantir que as adaptações tecnológicas sejam aplicadas de forma adequada e que todos os alunos, independentemente de suas deficiências, tenham a oportunidade de aprender de maneira igualitária. Em síntese, a Tecnologia Assistiva, quando bem aplicada, desempenha um papel transformador na educação, promovendo a inclusão, a autonomia e o sucesso acadêmico dos alunos com deficiência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6826_TB2413_11032025174451.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGYLLA VITÓRIA DO NASCIMENTO ALVES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NAGYLLA"
    "autor_email" => "nagyvnac@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130791
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2413
    "inscrito_id" => 6826
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E ASSISTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "A Tecnologia Assistiva (TA) tem se consolidado como uma ferramenta essencial no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, promovendo a equidade no acesso ao currículo e à aprendizagem. Ao possibilitar a adaptação de materiais, recursos e ambientes, a TA permite que esses estudantes superem barreiras que, de outra forma, dificultariam sua participação no processo educacional. A utilização de dispositivos tecnológicos, como softwares de leitura, recursos de comunicação aumentativa e adaptadores de hardware, contribui para que alunos com deficiências físicas, sensoriais ou cognitivas possam se expressar, acessar conteúdos e interagir com o ambiente escolar de forma mais autônoma. Contudo, a implementação eficaz de TA exige a formação contínua de professores, que precisam conhecer as tecnologias disponíveis e saber como adaptá-las às necessidades específicas de cada aluno. É fundamental que o uso da TA seja integrado ao trabalho pedagógico, de modo que os recursos tecnológicos complementem e potencializem o ensino nas salas de aula. Além disso, a colaboração entre os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala regular é crucial para garantir que as adaptações tecnológicas sejam aplicadas de forma adequada e que todos os alunos, independentemente de suas deficiências, tenham a oportunidade de aprender de maneira igualitária. Em síntese, a Tecnologia Assistiva, quando bem aplicada, desempenha um papel transformador na educação, promovendo a inclusão, a autonomia e o sucesso acadêmico dos alunos com deficiência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6826_TB2413_11032025174451.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGYLLA VITÓRIA DO NASCIMENTO ALVES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NAGYLLA"
    "autor_email" => "nagyvnac@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Tecnologia Assistiva (TA) tem se consolidado como uma ferramenta essencial no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, promovendo a equidade no acesso ao currículo e à aprendizagem. Ao possibilitar a adaptação de materiais, recursos e ambientes, a TA permite que esses estudantes superem barreiras que, de outra forma, dificultariam sua participação no processo educacional. A utilização de dispositivos tecnológicos, como softwares de leitura, recursos de comunicação aumentativa e adaptadores de hardware, contribui para que alunos com deficiências físicas, sensoriais ou cognitivas possam se expressar, acessar conteúdos e interagir com o ambiente escolar de forma mais autônoma. Contudo, a implementação eficaz de TA exige a formação contínua de professores, que precisam conhecer as tecnologias disponíveis e saber como adaptá-las às necessidades específicas de cada aluno. É fundamental que o uso da TA seja integrado ao trabalho pedagógico, de modo que os recursos tecnológicos complementem e potencializem o ensino nas salas de aula. Além disso, a colaboração entre os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala regular é crucial para garantir que as adaptações tecnológicas sejam aplicadas de forma adequada e que todos os alunos, independentemente de suas deficiências, tenham a oportunidade de aprender de maneira igualitária. Em síntese, a Tecnologia Assistiva, quando bem aplicada, desempenha um papel transformador na educação, promovendo a inclusão, a autonomia e o sucesso acadêmico dos alunos com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.