Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS VIÁVEIS ENTRE A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - IA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131279
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3092
    "inscrito_id" => 10402
    "titulo" => "DIÁLOGOS VIÁVEIS ENTRE A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - IA."
    "resumo" => "As modernas formas de ensino no século XXI permitem encontrar elos perdidos para diálogos viáveis entre a Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial - IA. De um lado, a Ciência Geográfica (SANTOS, 2008) assume o protagonismo científico de sínteses e explicações científicas do mundo a partir do século XIX, com Friedrich Ratzel. De outro, no mundo contemporâneo, (STIBEL, 2012) revela que a IA é fruto de estudos sobre o funcionamento do cérebro humano, que otimiza dados e informações. Nesse sentido, a utilização de sínteses cerebrais convergidas em Inteligência Artificial – IA podem ser usadas pela Ciência Geográfica para o aperfeiçoamento do saber. Para o presente artigo, o objetivo geral é compreender quais são os diálogos viáveis entre estes dois saberes nascidos em tempos diferentes. Os objetivos específicos versam primeiro sobre as aproximações teóricas da Ciência Geográfica e da Inteligência Artificial – IA. Em um segundo momento, os elos que os fazem se conectar entre si, e, por fim, no terceiro momento, o uso desses saberes conectados na construção de diálogos viáveis para a educação. A hipótese aventada é saber se é possível diálogos viáveis entre saberes das ciências humanas e das ciências exatas. Justifica-se a presente pesquisa para iluminar os caminhos construídos pela Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial – IA, encontrando elos entre si. A metodologia apoia-se nos estudos de gabinete de literatura científica que viabilizam conexões. Os resultados preliminares demonstram que a associação de distintos saberes são profícuos ao sistema educacional. Considera-se, por fim, que os elos entre a Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial – IA conduzem ao crescimento dos dois saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10402_TB3092_22042025220305.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO DOS SANTOS MAIA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilojuniordf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131279
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3092
    "inscrito_id" => 10402
    "titulo" => "DIÁLOGOS VIÁVEIS ENTRE A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - IA."
    "resumo" => "As modernas formas de ensino no século XXI permitem encontrar elos perdidos para diálogos viáveis entre a Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial - IA. De um lado, a Ciência Geográfica (SANTOS, 2008) assume o protagonismo científico de sínteses e explicações científicas do mundo a partir do século XIX, com Friedrich Ratzel. De outro, no mundo contemporâneo, (STIBEL, 2012) revela que a IA é fruto de estudos sobre o funcionamento do cérebro humano, que otimiza dados e informações. Nesse sentido, a utilização de sínteses cerebrais convergidas em Inteligência Artificial – IA podem ser usadas pela Ciência Geográfica para o aperfeiçoamento do saber. Para o presente artigo, o objetivo geral é compreender quais são os diálogos viáveis entre estes dois saberes nascidos em tempos diferentes. Os objetivos específicos versam primeiro sobre as aproximações teóricas da Ciência Geográfica e da Inteligência Artificial – IA. Em um segundo momento, os elos que os fazem se conectar entre si, e, por fim, no terceiro momento, o uso desses saberes conectados na construção de diálogos viáveis para a educação. A hipótese aventada é saber se é possível diálogos viáveis entre saberes das ciências humanas e das ciências exatas. Justifica-se a presente pesquisa para iluminar os caminhos construídos pela Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial – IA, encontrando elos entre si. A metodologia apoia-se nos estudos de gabinete de literatura científica que viabilizam conexões. Os resultados preliminares demonstram que a associação de distintos saberes são profícuos ao sistema educacional. Considera-se, por fim, que os elos entre a Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial – IA conduzem ao crescimento dos dois saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10402_TB3092_22042025220305.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO DOS SANTOS MAIA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilojuniordf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As modernas formas de ensino no século XXI permitem encontrar elos perdidos para diálogos viáveis entre a Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial - IA. De um lado, a Ciência Geográfica (SANTOS, 2008) assume o protagonismo científico de sínteses e explicações científicas do mundo a partir do século XIX, com Friedrich Ratzel. De outro, no mundo contemporâneo, (STIBEL, 2012) revela que a IA é fruto de estudos sobre o funcionamento do cérebro humano, que otimiza dados e informações. Nesse sentido, a utilização de sínteses cerebrais convergidas em Inteligência Artificial – IA podem ser usadas pela Ciência Geográfica para o aperfeiçoamento do saber. Para o presente artigo, o objetivo geral é compreender quais são os diálogos viáveis entre estes dois saberes nascidos em tempos diferentes. Os objetivos específicos versam primeiro sobre as aproximações teóricas da Ciência Geográfica e da Inteligência Artificial – IA. Em um segundo momento, os elos que os fazem se conectar entre si, e, por fim, no terceiro momento, o uso desses saberes conectados na construção de diálogos viáveis para a educação. A hipótese aventada é saber se é possível diálogos viáveis entre saberes das ciências humanas e das ciências exatas. Justifica-se a presente pesquisa para iluminar os caminhos construídos pela Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial – IA, encontrando elos entre si. A metodologia apoia-se nos estudos de gabinete de literatura científica que viabilizam conexões. Os resultados preliminares demonstram que a associação de distintos saberes são profícuos ao sistema educacional. Considera-se, por fim, que os elos entre a Ciência Geográfica e a Inteligência Artificial – IA conduzem ao crescimento dos dois saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.