Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DO MULTITASKING NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA (LI) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo objetiva analisar artigos científicos brasileiros que abordam os efeitos do multitasking no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, considerando a crescente presença de dispositivos digitais no ambiente escolar. O multitasking, entendido como a capacidade de realizar múltiplas tarefas simultaneamente, tem sido objeto de interesse na educação devido às mudanças sociais e tecnológicas, bem como à globalização. O acesso constante a diferentes fontes de informação pode comprometer a concentração dos discentes no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua, tornando essencial compreender os desafios e estratégias para minimizar seus impactos negativos. Recentemente, o debate sobre o uso de dispositivos digitais nas escolas foi intensificado pela Lei nº 15.100, sancionada em 13 de janeiro de 2025, a qual proíbe o uso de celulares no período escolar, com exceções para fins pedagógicos, acessibilidade e condições de saúde específicas. Diante desse cenário, defendemos a necessidade de uma educação que promova o uso consciente e produtivo da tecnologia, garantindo um equilíbrio entre a inserção de ferramentas digitais e a atenção dos estudantes. Para atingir o objetivo do presente estudo, adotamos uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando como método a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de artigos científicos identificados no Portal de Periódicos da CAPES. A seleção dos textos envolveu a utilização de descritores e operadores booleanos, seguida de triagem por título, resumo e leitura integral do artigo. Como procedimento de análise, realizamos uma leitura crítica e interpretativa, organizando as informações em categorias analíticas que permitiram a construção das discussões apresentadas nos estudos. Os resultados apontam para uma contribuição no debate sobre os desafios do multitasking na aprendizagem da Língua Inglesa.

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