Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CTS EM SALA DE AULA: APLICAÇÃO DA TÉCNICA CONTROVÉRSIA CONTROLADA SOBRE O ABORTO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS EM AIQUARA-BA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo é analisar as potencialidades da Educação CTS conjuntamente com o uso da Técnica da Controvérsia Controlada (TCC) em projetos de formação continuada desenvolvidos junto a professores de ciências. Considerando os estudos preliminares realizados até aqui, tomamos como objetivo, para este artigo, analisar os limites e as potencialidades da aplicação da TCC no contexto do ensino fundamental - anos finais. Para tal, metodologicamente, nos amparamos nas abordagens qualitativas de investigação educacional, numa perspectiva de pesquisa colaborativa, envolvendo a obtenção de dados descritivos obtidos por meio do contato direto dos pesquisadores com a situação estudada, enfatizando mais o processo do que o produto e se preocupando, fortemente, em retratar a perspectiva dos participantes envolvidos no projeto. O estudo está baseado nos referenciais teóricos do Movimento CTS, mais precisamente, na vertente educativa do referido movimento, chamada aqui de Educação CTS. A pesquisa se dividiu em duas etapas: 1) constituição de um grupo colaborativo como professores de ciências do ensino fundamental para um processo de formação continuada; ii) como atividade do grupo colaborativo, aplicar a TCC com o tema aborto junto a alunos do 8º ano de uma escola pública. Com a análise dos dados até então realizada, podemos inferir que a Educação CTS e a TCC têm potencial como alternativas para fomentar a alfabetização científica, o pensamento crítico, o desenvolvimento da argumentação e da contra-argumentação junto aos estudantes e professores, desenvolvendo um debate cooperativo e incentivando nos sujeitos envolvidos a habilidade de aprender ouvir, sintetizar e refletir criticamente sobre as questões sociocientíficas.

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