Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A SERRA DA IBIAPABA ATRAVÉS DE AULAS DE CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo explora uma metodologia ativa aplicada ao ensino da Geografia que consiste em conectar a teoria trabalhada em sala de aula com a prática de campo no contexto local dos discentes. A proposta foi desenvolvida com o objetivo de promover um ensino mais significativo e contextualizado, utilizando aulas de campo para fortalecer a compreensão geográfica sobre a região da Ibiapaba, visto que, os livros didáticos retratam questões naturais e humanas de uma grande diversidade de lugares do planeta, sem valorizar a realidade local e identitária dos estudantes, levando-os a enxergarem a Geografia como uma disciplina desinteressante, decorativa e muito distante da sua própria realidade. Nesse sentido, foi necessário realizar aulas de campo em diferentes cidades da Serra da Ibiapaba para conhecermos as características naturais e humanas desses espaços, realizando uma reflexão sobre a importância da Geografia para a construção de um pensamento crítico acerca da realidade em que vivemos. Realizou-se assim, uma pesquisa descritiva e foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se um proeminente engajamento dos educandos nas atividades propostas, um maior interesse pelas características geográficas locais, bem como desafios positivos e negativos para realização dos trabalhos em equipe, que possibilitaram concluir que as atividades que ocorrem fora do ambiente escolar são extremamente desafiadoras, entretanto, são prazerosas e ricas em aprendizagem prática que nasce da vivência dos próprios sujeitos que podem colocar em prática todos os sentidos – visão, tato, olfato, audição e paladar – para sentir os espaços visitados de forma genuína, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade, favorecendo o desenvolvimento integral dos indivíduos e o fortalecimento da conexão entre teoria e prática. Palavras-chave: Serra da Ibiapaba; Prática de campo; Geografia local; Metodologia ativa.

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