Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH: ESTIMULAÇÕES NECESSÁRIAS NA TRANSIÇÃO ENTRE AS ETAPAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129811
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1080
    "inscrito_id" => 6541
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH: ESTIMULAÇÕES NECESSÁRIAS NA TRANSIÇÃO ENTRE AS ETAPAS"
    "resumo" => "Na atualidade, observa-se um aumento de casos de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas salas de aula do ciclo básico de alfabetização em escolas regulares. Contudo, apesar desse aumento e mudança no perfil dos educandos, as práticas pedagógicas alfabetizadoras e de ensino modificaram muito pouco ao longo dos últimos anos, portanto, é necessário compreender onde as dificuldades de alfabetização de crianças com TDAH se acentuam, utilizando explicações neurobiológicas e buscando estratégias para superá-las. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar como as neurociências cognitiva e comportamental explicam os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e alfabetização de crianças com TDAH e identificar estratégias que promovam avanços entre as etapas desse processo. Como referencial teórico, buscou-se fazer uma breve contextualização histórica entre a relação da neurociência e a alfabetização, além de definir o processo de aquisição da língua escrita, explicar quais são os desafios e potencialidades de aprendizado de crianças com TDAH e evidenciar o que as neurociências abordam sobre as áreas cerebrais acionadas para completar o processo de alfabetização, utilizando autores como Magda Soares, Ângelo Machado, Ramon Cosenza e Leonor Guerra, Marta Relvas, além de outros materiais relacionados ao tema. A metodologia adotada é qualitativa, indicada para responder questões específicas e particulares que não podem ser traduzidas em números ou estatísticas (MINAYO, 2006). Foram também utilizados autores como Flick, Marcondes, Lakatos e Gil embasam a escolha pela pesquisa bibliográfica exploratória com análise interpretativa qualitativa. Os resultados esperados são que as neurociências podem sim explicar os processos cognitivos da alfabetização, indicando caminhos para a transição entre as etapas da leitura e escrita em crianças com TDAH, a partir do mapeamento do funcionamento cerebral e cognitivo e das possíveis estratégias de estimulação tendo em vista o contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6541_TB1080_08032025145123.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DE AZEVEDO SHIMIZU"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.shimizu@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129811
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1080
    "inscrito_id" => 6541
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH: ESTIMULAÇÕES NECESSÁRIAS NA TRANSIÇÃO ENTRE AS ETAPAS"
    "resumo" => "Na atualidade, observa-se um aumento de casos de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas salas de aula do ciclo básico de alfabetização em escolas regulares. Contudo, apesar desse aumento e mudança no perfil dos educandos, as práticas pedagógicas alfabetizadoras e de ensino modificaram muito pouco ao longo dos últimos anos, portanto, é necessário compreender onde as dificuldades de alfabetização de crianças com TDAH se acentuam, utilizando explicações neurobiológicas e buscando estratégias para superá-las. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar como as neurociências cognitiva e comportamental explicam os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e alfabetização de crianças com TDAH e identificar estratégias que promovam avanços entre as etapas desse processo. Como referencial teórico, buscou-se fazer uma breve contextualização histórica entre a relação da neurociência e a alfabetização, além de definir o processo de aquisição da língua escrita, explicar quais são os desafios e potencialidades de aprendizado de crianças com TDAH e evidenciar o que as neurociências abordam sobre as áreas cerebrais acionadas para completar o processo de alfabetização, utilizando autores como Magda Soares, Ângelo Machado, Ramon Cosenza e Leonor Guerra, Marta Relvas, além de outros materiais relacionados ao tema. A metodologia adotada é qualitativa, indicada para responder questões específicas e particulares que não podem ser traduzidas em números ou estatísticas (MINAYO, 2006). Foram também utilizados autores como Flick, Marcondes, Lakatos e Gil embasam a escolha pela pesquisa bibliográfica exploratória com análise interpretativa qualitativa. Os resultados esperados são que as neurociências podem sim explicar os processos cognitivos da alfabetização, indicando caminhos para a transição entre as etapas da leitura e escrita em crianças com TDAH, a partir do mapeamento do funcionamento cerebral e cognitivo e das possíveis estratégias de estimulação tendo em vista o contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6541_TB1080_08032025145123.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DE AZEVEDO SHIMIZU"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.shimizu@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na atualidade, observa-se um aumento de casos de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas salas de aula do ciclo básico de alfabetização em escolas regulares. Contudo, apesar desse aumento e mudança no perfil dos educandos, as práticas pedagógicas alfabetizadoras e de ensino modificaram muito pouco ao longo dos últimos anos, portanto, é necessário compreender onde as dificuldades de alfabetização de crianças com TDAH se acentuam, utilizando explicações neurobiológicas e buscando estratégias para superá-las. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar como as neurociências cognitiva e comportamental explicam os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e alfabetização de crianças com TDAH e identificar estratégias que promovam avanços entre as etapas desse processo. Como referencial teórico, buscou-se fazer uma breve contextualização histórica entre a relação da neurociência e a alfabetização, além de definir o processo de aquisição da língua escrita, explicar quais são os desafios e potencialidades de aprendizado de crianças com TDAH e evidenciar o que as neurociências abordam sobre as áreas cerebrais acionadas para completar o processo de alfabetização, utilizando autores como Magda Soares, Ângelo Machado, Ramon Cosenza e Leonor Guerra, Marta Relvas, além de outros materiais relacionados ao tema. A metodologia adotada é qualitativa, indicada para responder questões específicas e particulares que não podem ser traduzidas em números ou estatísticas (MINAYO, 2006). Foram também utilizados autores como Flick, Marcondes, Lakatos e Gil embasam a escolha pela pesquisa bibliográfica exploratória com análise interpretativa qualitativa. Os resultados esperados são que as neurociências podem sim explicar os processos cognitivos da alfabetização, indicando caminhos para a transição entre as etapas da leitura e escrita em crianças com TDAH, a partir do mapeamento do funcionamento cerebral e cognitivo e das possíveis estratégias de estimulação tendo em vista o contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.