AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH: ESTIMULAÇÕES NECESSÁRIAS NA TRANSIÇÃO ENTRE AS ETAPAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129811 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1080 "inscrito_id" => 6541 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH: ESTIMULAÇÕES NECESSÁRIAS NA TRANSIÇÃO ENTRE AS ETAPAS" "resumo" => "Na atualidade, observa-se um aumento de casos de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas salas de aula do ciclo básico de alfabetização em escolas regulares. Contudo, apesar desse aumento e mudança no perfil dos educandos, as práticas pedagógicas alfabetizadoras e de ensino modificaram muito pouco ao longo dos últimos anos, portanto, é necessário compreender onde as dificuldades de alfabetização de crianças com TDAH se acentuam, utilizando explicações neurobiológicas e buscando estratégias para superá-las. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar como as neurociências cognitiva e comportamental explicam os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e alfabetização de crianças com TDAH e identificar estratégias que promovam avanços entre as etapas desse processo. Como referencial teórico, buscou-se fazer uma breve contextualização histórica entre a relação da neurociência e a alfabetização, além de definir o processo de aquisição da língua escrita, explicar quais são os desafios e potencialidades de aprendizado de crianças com TDAH e evidenciar o que as neurociências abordam sobre as áreas cerebrais acionadas para completar o processo de alfabetização, utilizando autores como Magda Soares, Ângelo Machado, Ramon Cosenza e Leonor Guerra, Marta Relvas, além de outros materiais relacionados ao tema. A metodologia adotada é qualitativa, indicada para responder questões específicas e particulares que não podem ser traduzidas em números ou estatísticas (MINAYO, 2006). Foram também utilizados autores como Flick, Marcondes, Lakatos e Gil embasam a escolha pela pesquisa bibliográfica exploratória com análise interpretativa qualitativa. Os resultados esperados são que as neurociências podem sim explicar os processos cognitivos da alfabetização, indicando caminhos para a transição entre as etapas da leitura e escrita em crianças com TDAH, a partir do mapeamento do funcionamento cerebral e cognitivo e das possíveis estratégias de estimulação tendo em vista o contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6541_TB1080_08032025145123.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE AZEVEDO SHIMIZU" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.shimizu@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129811 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1080 "inscrito_id" => 6541 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH: ESTIMULAÇÕES NECESSÁRIAS NA TRANSIÇÃO ENTRE AS ETAPAS" "resumo" => "Na atualidade, observa-se um aumento de casos de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas salas de aula do ciclo básico de alfabetização em escolas regulares. Contudo, apesar desse aumento e mudança no perfil dos educandos, as práticas pedagógicas alfabetizadoras e de ensino modificaram muito pouco ao longo dos últimos anos, portanto, é necessário compreender onde as dificuldades de alfabetização de crianças com TDAH se acentuam, utilizando explicações neurobiológicas e buscando estratégias para superá-las. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar como as neurociências cognitiva e comportamental explicam os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e alfabetização de crianças com TDAH e identificar estratégias que promovam avanços entre as etapas desse processo. Como referencial teórico, buscou-se fazer uma breve contextualização histórica entre a relação da neurociência e a alfabetização, além de definir o processo de aquisição da língua escrita, explicar quais são os desafios e potencialidades de aprendizado de crianças com TDAH e evidenciar o que as neurociências abordam sobre as áreas cerebrais acionadas para completar o processo de alfabetização, utilizando autores como Magda Soares, Ângelo Machado, Ramon Cosenza e Leonor Guerra, Marta Relvas, além de outros materiais relacionados ao tema. A metodologia adotada é qualitativa, indicada para responder questões específicas e particulares que não podem ser traduzidas em números ou estatísticas (MINAYO, 2006). Foram também utilizados autores como Flick, Marcondes, Lakatos e Gil embasam a escolha pela pesquisa bibliográfica exploratória com análise interpretativa qualitativa. Os resultados esperados são que as neurociências podem sim explicar os processos cognitivos da alfabetização, indicando caminhos para a transição entre as etapas da leitura e escrita em crianças com TDAH, a partir do mapeamento do funcionamento cerebral e cognitivo e das possíveis estratégias de estimulação tendo em vista o contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6541_TB1080_08032025145123.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE AZEVEDO SHIMIZU" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.shimizu@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }