Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SAÚDE MENTAL DOS ACOMPANHANTES TERAPÊUTICOS (AT’S) DE CRIANÇAS COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência gestado na disciplina de Ética e direitos humanos do curso de Psicologia. O referido projeto de extensão foi desenvolvido no Centro Terapêutico Integrar (CTI), no setor Psicologia, sob a supervisão da Psicóloga do (CTI) Franciele Pereira da Silva. Durante os períodos das intervenções foi possível conhecer várias realidades sobre os (AT’s) e como estes eram importantes no processo de inclusão das crianças com TEA no contexto escolar. A metodologia utilizada foi através de entrevistas informais, quanto nos questionários formais com os (At’s), ficaram explícitos algumas inquietações nas esferas emocionais (ansiedade, injustiça, incapacidade, exclusão, entre outros) enfrentados nas escolas pelos profissionais no que se referia ao acompanhante das crianças matriculadas na escola e em tratamento na clínica. Desse modo, emergiu o objetivo central da pesquisa que foi: - Identificar como estão as emoções e sentimentos dos At’s do CTI dentro do contexto escolar ? Nos debrucamos em Frazão (2013), Mesquita (2011), Perls (1975), Patricia (2009) e Silva (2025). Contudo nos resultados pudemos identificar que o ambiente escolar tem como característica ser um local com um acentuado nível de estresse e de traumatização psicológica dos alunos com TEA, uma vez que, em um mesmo ambiente podem ter crianças com TEA em diferentes níveis de suportes, como também comorbidades associadas; E por arremtate, o ambiente escolar é um local propício a gatilhos sensoriais, para reverberar comportamentos inadequados (colapsos, birras e exclusão). Sendo assim, este ambiente está muito mais susceptível a ocorrências de comportamentos aversivos, que testam diariamente a inteligência emocioanl dos At’s, frente aos episódios oriundos de situações que poderiam ser evitadas se os contextos escolares seguissem o que a legislação, os direitos das pessoas com deficiências e mais especificamente a lei dos autistas.

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