Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129758
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1020
    "inscrito_id" => 7596
    "titulo" => "PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento pedagógico essencial para garantir a educação dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), conforme previsto na legislação brasileira. Sua elaboração é de responsabilidade da escola, mas deve envolver a colaboração de toda a equipe educacional, da família e dos profissionais da equipe multidisciplinar. O PEI possibilita uma abordagem educacional personalizada, levando em conta as dificuldades e potencialidades de cada aluno, sendo indispensável para a inclusão efetiva no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo analisar a importância e a influência do PEI na perspectiva da inclusão escolar, com base em uma pesquisa metodologicamente qualitativa de caráter bibliográfico, com base na análise de produções acadêmicas já publicadas, a fim de construir e sistematizar conhecimento sobre o tema (Gil, 2008). Entre os principais teóricos que discutem o PEI e suas implicações na educação inclusiva, destacam-se Prais e Rosa (2017), que abordam o desenho universal para a Aprendizagem; Stainback e Stainback (1999), que enfatizam práticas inclusivas na escola; Mantoan (2003), que discute a Inclusão e a individualização do ensino; Glat e Pletsch (2012), que analisam as políticas educacionais para alunos com deficiência; e Smith (2006), que trata da diferenciação pedagógica por meio do PEI. Os resultados apontam que o PEI é uma ferramenta indispensável para o planejamento pedagógico, pois facilita a adaptação curricular e promove o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes com NEE. Além disso, sua correta implementação fortalece a atuação docente, ampliando a compreensão sobre as necessidades dos alunos e incentivando práticas pedagógicas mais inclusivas. Desse modo a efetivação da inclusão escolar depende da correta elaboração e aplicação do PEI, garantindo a equidade no processo de ensino aprendizagem e promovendo um ambiente educacional mais acessível e democrático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7596_TB1020_20032025083922.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARYTHYA MAYARA MEDEIROS DE OLIVEIRA KARYTHYA"
    "autor_nome_curto" => "KARYTHYA"
    "autor_email" => "karythya@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129758
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1020
    "inscrito_id" => 7596
    "titulo" => "PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento pedagógico essencial para garantir a educação dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), conforme previsto na legislação brasileira. Sua elaboração é de responsabilidade da escola, mas deve envolver a colaboração de toda a equipe educacional, da família e dos profissionais da equipe multidisciplinar. O PEI possibilita uma abordagem educacional personalizada, levando em conta as dificuldades e potencialidades de cada aluno, sendo indispensável para a inclusão efetiva no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo analisar a importância e a influência do PEI na perspectiva da inclusão escolar, com base em uma pesquisa metodologicamente qualitativa de caráter bibliográfico, com base na análise de produções acadêmicas já publicadas, a fim de construir e sistematizar conhecimento sobre o tema (Gil, 2008). Entre os principais teóricos que discutem o PEI e suas implicações na educação inclusiva, destacam-se Prais e Rosa (2017), que abordam o desenho universal para a Aprendizagem; Stainback e Stainback (1999), que enfatizam práticas inclusivas na escola; Mantoan (2003), que discute a Inclusão e a individualização do ensino; Glat e Pletsch (2012), que analisam as políticas educacionais para alunos com deficiência; e Smith (2006), que trata da diferenciação pedagógica por meio do PEI. Os resultados apontam que o PEI é uma ferramenta indispensável para o planejamento pedagógico, pois facilita a adaptação curricular e promove o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes com NEE. Além disso, sua correta implementação fortalece a atuação docente, ampliando a compreensão sobre as necessidades dos alunos e incentivando práticas pedagógicas mais inclusivas. Desse modo a efetivação da inclusão escolar depende da correta elaboração e aplicação do PEI, garantindo a equidade no processo de ensino aprendizagem e promovendo um ambiente educacional mais acessível e democrático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7596_TB1020_20032025083922.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARYTHYA MAYARA MEDEIROS DE OLIVEIRA KARYTHYA"
    "autor_nome_curto" => "KARYTHYA"
    "autor_email" => "karythya@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento pedagógico essencial para garantir a educação dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), conforme previsto na legislação brasileira. Sua elaboração é de responsabilidade da escola, mas deve envolver a colaboração de toda a equipe educacional, da família e dos profissionais da equipe multidisciplinar. O PEI possibilita uma abordagem educacional personalizada, levando em conta as dificuldades e potencialidades de cada aluno, sendo indispensável para a inclusão efetiva no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo analisar a importância e a influência do PEI na perspectiva da inclusão escolar, com base em uma pesquisa metodologicamente qualitativa de caráter bibliográfico, com base na análise de produções acadêmicas já publicadas, a fim de construir e sistematizar conhecimento sobre o tema (Gil, 2008). Entre os principais teóricos que discutem o PEI e suas implicações na educação inclusiva, destacam-se Prais e Rosa (2017), que abordam o desenho universal para a Aprendizagem; Stainback e Stainback (1999), que enfatizam práticas inclusivas na escola; Mantoan (2003), que discute a Inclusão e a individualização do ensino; Glat e Pletsch (2012), que analisam as políticas educacionais para alunos com deficiência; e Smith (2006), que trata da diferenciação pedagógica por meio do PEI. Os resultados apontam que o PEI é uma ferramenta indispensável para o planejamento pedagógico, pois facilita a adaptação curricular e promove o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes com NEE. Além disso, sua correta implementação fortalece a atuação docente, ampliando a compreensão sobre as necessidades dos alunos e incentivando práticas pedagógicas mais inclusivas. Desse modo a efetivação da inclusão escolar depende da correta elaboração e aplicação do PEI, garantindo a equidade no processo de ensino aprendizagem e promovendo um ambiente educacional mais acessível e democrático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.