Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129725
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 977
    "inscrito_id" => 2250
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "Como as representações sociais dos professores acerca das tecnologias digitais influenciam suas práticas pedagógicas e processos de formação continuada. Enraizado no contexto da educação básica municipal? o trabalho visa identificar e analisar percepções e valores que os educadores associam ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática educacional. O estudo se apoia em um referencial teórico que integra a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, que considera tais representações como conjuntos de conceitos, declarações e explicações originadas na vida cotidiana no curso de comunicações interpessoais. Além disso, os trabalhos de autores como Feenberg são utilizados para discutir a visão crítica das tecnologias na educação, apontando para a necessidade de transcender a visão instrumental e promover uma abordagem mais reflexiva e transformadora do uso tecnológico. Metodologicamente, o projeto adota uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas de entrevistas semiestruturadas e observação participante para coletar dados. Essas técnicas permitem uma compreensão profunda das crenças e práticas dos professores em relação às TDICs. A análise de dados será realizada através da técnica de Análise de Conteúdo, com suporte do software IRaMuTeQ, que facilita a organização e categorização das informações, permitindo uma análise detalhada das representações sociais dos professores. O estudo se justifica pela crescente integração das TDICs na educação e a necessidade de capacitar professores para lidar criticamente com essas ferramentas, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que respondam às exigências contemporâneas de uma sociedade digitalizada. Os resultados esperados incluem diretrizes para programas de formação continuada que efetivamente integrem o uso crítico das tecnologias na educação, visando uma prática docente mais engajada e inovadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2250_TB977_07032025145935.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCI DALVA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCI"
    "autor_email" => "dalva.pio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129725
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 977
    "inscrito_id" => 2250
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "Como as representações sociais dos professores acerca das tecnologias digitais influenciam suas práticas pedagógicas e processos de formação continuada. Enraizado no contexto da educação básica municipal? o trabalho visa identificar e analisar percepções e valores que os educadores associam ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática educacional. O estudo se apoia em um referencial teórico que integra a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, que considera tais representações como conjuntos de conceitos, declarações e explicações originadas na vida cotidiana no curso de comunicações interpessoais. Além disso, os trabalhos de autores como Feenberg são utilizados para discutir a visão crítica das tecnologias na educação, apontando para a necessidade de transcender a visão instrumental e promover uma abordagem mais reflexiva e transformadora do uso tecnológico. Metodologicamente, o projeto adota uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas de entrevistas semiestruturadas e observação participante para coletar dados. Essas técnicas permitem uma compreensão profunda das crenças e práticas dos professores em relação às TDICs. A análise de dados será realizada através da técnica de Análise de Conteúdo, com suporte do software IRaMuTeQ, que facilita a organização e categorização das informações, permitindo uma análise detalhada das representações sociais dos professores. O estudo se justifica pela crescente integração das TDICs na educação e a necessidade de capacitar professores para lidar criticamente com essas ferramentas, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que respondam às exigências contemporâneas de uma sociedade digitalizada. Os resultados esperados incluem diretrizes para programas de formação continuada que efetivamente integrem o uso crítico das tecnologias na educação, visando uma prática docente mais engajada e inovadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2250_TB977_07032025145935.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCI DALVA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCI"
    "autor_email" => "dalva.pio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Como as representações sociais dos professores acerca das tecnologias digitais influenciam suas práticas pedagógicas e processos de formação continuada. Enraizado no contexto da educação básica municipal? o trabalho visa identificar e analisar percepções e valores que os educadores associam ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática educacional. O estudo se apoia em um referencial teórico que integra a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, que considera tais representações como conjuntos de conceitos, declarações e explicações originadas na vida cotidiana no curso de comunicações interpessoais. Além disso, os trabalhos de autores como Feenberg são utilizados para discutir a visão crítica das tecnologias na educação, apontando para a necessidade de transcender a visão instrumental e promover uma abordagem mais reflexiva e transformadora do uso tecnológico. Metodologicamente, o projeto adota uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas de entrevistas semiestruturadas e observação participante para coletar dados. Essas técnicas permitem uma compreensão profunda das crenças e práticas dos professores em relação às TDICs. A análise de dados será realizada através da técnica de Análise de Conteúdo, com suporte do software IRaMuTeQ, que facilita a organização e categorização das informações, permitindo uma análise detalhada das representações sociais dos professores. O estudo se justifica pela crescente integração das TDICs na educação e a necessidade de capacitar professores para lidar criticamente com essas ferramentas, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que respondam às exigências contemporâneas de uma sociedade digitalizada. Os resultados esperados incluem diretrizes para programas de formação continuada que efetivamente integrem o uso crítico das tecnologias na educação, visando uma prática docente mais engajada e inovadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.