O IMPACTO DAS IAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA OS EDUCADORES NO SÉCULO XXI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133581 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6261 "inscrito_id" => 11672 "titulo" => "O IMPACTO DAS IAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA OS EDUCADORES NO SÉCULO XXI" "resumo" => "O progresso das tecnologias, especialmente da Inteligência Artificial (IA), tem impactado de maneira significativa diversos aspectos da sociedade e a educação não é uma exceção. Este estudo tem como objetivo examinar a influência da IA na formação de professores, enfatizando os desafios e as oportunidades que surgem para os educadores no século XXI. A implementação da IA nas instituições de ensino, tanto para o aprimoramento das práticas pedagógicas quanto para a gestão educacional, demanda uma atualização contínua na formação docente, que deve se adaptar a novas ferramentas e metodologias de ensino. A pesquisa investiga como a IA pode servir como aliada na personalização do aprendizado, oferecendo aos educadores recursos mais eficazes para atender às necessidades específicas dos alunos e otimizar o processo de aprendizagem. Contudo, também são discutidos os desafios enfrentados pelos educadores, como a resistência à mudança, a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de capacitação contínua para o uso correto dessas tecnologias. Além disso, a ética na utilização da IA, a proteção da privacidade dos dados dos estudantes e a preparação dos professores para lidar com novas ferramentas digitais são questões fundamentais a serem abordadas. Por fim, ressalta-se que é necessário investimento na formação dos educadores do futuro, tendo em vista a importância de equilibrar a integração das tecnologias com o fortalecimento das competências pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11672_TB6261_08052025121708.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDELENE MARIANO CARDOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "ZILDELENE" "autor_email" => "zildelene.silva@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133581 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6261 "inscrito_id" => 11672 "titulo" => "O IMPACTO DAS IAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA OS EDUCADORES NO SÉCULO XXI" "resumo" => "O progresso das tecnologias, especialmente da Inteligência Artificial (IA), tem impactado de maneira significativa diversos aspectos da sociedade e a educação não é uma exceção. Este estudo tem como objetivo examinar a influência da IA na formação de professores, enfatizando os desafios e as oportunidades que surgem para os educadores no século XXI. A implementação da IA nas instituições de ensino, tanto para o aprimoramento das práticas pedagógicas quanto para a gestão educacional, demanda uma atualização contínua na formação docente, que deve se adaptar a novas ferramentas e metodologias de ensino. A pesquisa investiga como a IA pode servir como aliada na personalização do aprendizado, oferecendo aos educadores recursos mais eficazes para atender às necessidades específicas dos alunos e otimizar o processo de aprendizagem. Contudo, também são discutidos os desafios enfrentados pelos educadores, como a resistência à mudança, a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de capacitação contínua para o uso correto dessas tecnologias. Além disso, a ética na utilização da IA, a proteção da privacidade dos dados dos estudantes e a preparação dos professores para lidar com novas ferramentas digitais são questões fundamentais a serem abordadas. Por fim, ressalta-se que é necessário investimento na formação dos educadores do futuro, tendo em vista a importância de equilibrar a integração das tecnologias com o fortalecimento das competências pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11672_TB6261_08052025121708.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDELENE MARIANO CARDOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "ZILDELENE" "autor_email" => "zildelene.silva@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }