Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: TIPAGEM SANGUÍNEA IDENTIFICAÇÃO DOS GRUPOS ABO E FATOR RH

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129679
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 918
    "inscrito_id" => 6298
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: TIPAGEM SANGUÍNEA IDENTIFICAÇÃO DOS GRUPOS ABO E FATOR RH"
    "resumo" => "A tipagem sanguínea é um procedimento laboratorial indispensável para identificar grupos sanguíneos, amplamente utilizado em transfusões de sangue, transplantes de órgãos e investigações genéticas. Além de suas aplicações médicas, ela também contribui para estudos antropológicos e epidemiológicos. O processo baseia-se na presença de antígenos nas hemácias, com destaque para os sistemas ABO e Rh. O sistema ABO, descoberto em 1901 por Karl Landsteiner, é formado pelos grupos A, B, AB e O, definido pela presença ou ausência dos antígenos A e B nas hemácias e suas respectivas anticorpos no plasma. O fator Rh, determinado geneticamente, é classificado como positivo (Rh+) ou negativo (Rh-), conforme a presença ou ausência do antígeno D na superfície do globo. No laboratório da Universidade Estadual do Maranhão, campus Pinheiro, foi realizada a prática de tipagem sanguínea com 13 alunos da turma de 2022.1, sob supervisão da professora Dr. Suelen. A coleta foi feita com lancetas específicas, seguindo normas de biossegurança. Amostras foram testadas com soros reagentes (anti-A, anti-B, anti-AB e anti-D) para observar reações de aglutinação, identificando os grupos sanguíneos e o fator Rh. Os resultados apontaram o grupo O+ como o mais prevalente (46%), seguido do A+ (23%). O grupo O- foi encontrado em 15%, enquanto os tipos B+ e B- apareceram em 8% cada. Nenhum participante apresentou o grupo AB. A prática evidenciou a importância das reações de antígeno-anticorpo para a identificação de tipos sanguíneos, destacando sua aplicação clínica na compatibilidade para transfusões e relevância para estudos médicos. O experimento também reforçou a importância da precisão e segurança em práticas laboratoriais educativas, é importante ressaltar que essa pratica é de suma importante não só no âmbito universitário como também no ensino médio, pois o aluno consegue absorver o conteúdo de uma forma mais prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6298_TB918_06032025204201.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLY VICTÓRIA PINHEIRO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLY"
    "autor_email" => "camillycostap@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129679
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 918
    "inscrito_id" => 6298
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: TIPAGEM SANGUÍNEA IDENTIFICAÇÃO DOS GRUPOS ABO E FATOR RH"
    "resumo" => "A tipagem sanguínea é um procedimento laboratorial indispensável para identificar grupos sanguíneos, amplamente utilizado em transfusões de sangue, transplantes de órgãos e investigações genéticas. Além de suas aplicações médicas, ela também contribui para estudos antropológicos e epidemiológicos. O processo baseia-se na presença de antígenos nas hemácias, com destaque para os sistemas ABO e Rh. O sistema ABO, descoberto em 1901 por Karl Landsteiner, é formado pelos grupos A, B, AB e O, definido pela presença ou ausência dos antígenos A e B nas hemácias e suas respectivas anticorpos no plasma. O fator Rh, determinado geneticamente, é classificado como positivo (Rh+) ou negativo (Rh-), conforme a presença ou ausência do antígeno D na superfície do globo. No laboratório da Universidade Estadual do Maranhão, campus Pinheiro, foi realizada a prática de tipagem sanguínea com 13 alunos da turma de 2022.1, sob supervisão da professora Dr. Suelen. A coleta foi feita com lancetas específicas, seguindo normas de biossegurança. Amostras foram testadas com soros reagentes (anti-A, anti-B, anti-AB e anti-D) para observar reações de aglutinação, identificando os grupos sanguíneos e o fator Rh. Os resultados apontaram o grupo O+ como o mais prevalente (46%), seguido do A+ (23%). O grupo O- foi encontrado em 15%, enquanto os tipos B+ e B- apareceram em 8% cada. Nenhum participante apresentou o grupo AB. A prática evidenciou a importância das reações de antígeno-anticorpo para a identificação de tipos sanguíneos, destacando sua aplicação clínica na compatibilidade para transfusões e relevância para estudos médicos. O experimento também reforçou a importância da precisão e segurança em práticas laboratoriais educativas, é importante ressaltar que essa pratica é de suma importante não só no âmbito universitário como também no ensino médio, pois o aluno consegue absorver o conteúdo de uma forma mais prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6298_TB918_06032025204201.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLY VICTÓRIA PINHEIRO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLY"
    "autor_email" => "camillycostap@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A tipagem sanguínea é um procedimento laboratorial indispensável para identificar grupos sanguíneos, amplamente utilizado em transfusões de sangue, transplantes de órgãos e investigações genéticas. Além de suas aplicações médicas, ela também contribui para estudos antropológicos e epidemiológicos. O processo baseia-se na presença de antígenos nas hemácias, com destaque para os sistemas ABO e Rh. O sistema ABO, descoberto em 1901 por Karl Landsteiner, é formado pelos grupos A, B, AB e O, definido pela presença ou ausência dos antígenos A e B nas hemácias e suas respectivas anticorpos no plasma. O fator Rh, determinado geneticamente, é classificado como positivo (Rh+) ou negativo (Rh-), conforme a presença ou ausência do antígeno D na superfície do globo. No laboratório da Universidade Estadual do Maranhão, campus Pinheiro, foi realizada a prática de tipagem sanguínea com 13 alunos da turma de 2022.1, sob supervisão da professora Dr. Suelen. A coleta foi feita com lancetas específicas, seguindo normas de biossegurança. Amostras foram testadas com soros reagentes (anti-A, anti-B, anti-AB e anti-D) para observar reações de aglutinação, identificando os grupos sanguíneos e o fator Rh. Os resultados apontaram o grupo O+ como o mais prevalente (46%), seguido do A+ (23%). O grupo O- foi encontrado em 15%, enquanto os tipos B+ e B- apareceram em 8% cada. Nenhum participante apresentou o grupo AB. A prática evidenciou a importância das reações de antígeno-anticorpo para a identificação de tipos sanguíneos, destacando sua aplicação clínica na compatibilidade para transfusões e relevância para estudos médicos. O experimento também reforçou a importância da precisão e segurança em práticas laboratoriais educativas, é importante ressaltar que essa pratica é de suma importante não só no âmbito universitário como também no ensino médio, pois o aluno consegue absorver o conteúdo de uma forma mais prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.