Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FESTIVAL AUDIOVISUAL MATEMÁTICA MIGUEL BATISTA: MATEMÁTICA, AUDIOVISUAL E INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto Festival Audiovisual Matemática Miguel Batista (FAMMB) foi desenvolvido com estudantes do 2º ano do ensino médio da ETE Miguel Batista, em Recife-PE, com o objetivo de promover a alfabetização científica, digital e matemática. Fundamentado na pedagogia crítica de Freire (2019) e na mediação tecnológica em educação de Moran (2014), além dos princípios da educação audiovisual na escola, conforme Moletta (2014), o projeto integrou práticas pedagógicas inovadoras que articularam conceitos matemáticos, linguagem audiovisual e análise de problemáticas sociais. Por meio da produção de curtas-metragens, os estudantes foram desafiados a relacionar a matemática com temas como arquitetura hostil, mobilidade urbana, economia popular, unidades de medida e probabilidade ligada aos jogos de aposta. A metodologia adotada incluiu produção de roteiro, gravação, edição e linguagem audiovisual, além de atividades de pesquisa de campo, levantamento de dados e roteirização colaborativa. As produções, com duração de até seis minutos, foram exibidas no FAMMB, um festival interno que contou com sessões de debate, avaliação e premiação. Como resultados, observou-se o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comunicacionais e matemáticas aplicadas, além do fortalecimento do pensamento crítico, do protagonismo juvenil e da percepção da matemática como ferramenta de análise da realidade e transformação social. O projeto contribuiu significativamente para a inclusão digital, a alfabetização científica e a melhoria do engajamento escolar, revelando o potencial da integração entre arte, ciência, tecnologia e educação para a formação de cidadãos críticos e criativos.

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