FESTIVAL AUDIOVISUAL MATEMÁTICA MIGUEL BATISTA: MATEMÁTICA, AUDIOVISUAL E INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134983 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8334 "inscrito_id" => 5582 "titulo" => "FESTIVAL AUDIOVISUAL MATEMÁTICA MIGUEL BATISTA: MATEMÁTICA, AUDIOVISUAL E INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS" "resumo" => "O projeto Festival Audiovisual Matemática Miguel Batista (FAMMB) foi desenvolvido com estudantes do 2º ano do ensino médio da ETE Miguel Batista, em Recife-PE, com o objetivo de promover a alfabetização científica, digital e matemática. Fundamentado na pedagogia crítica de Freire (2019) e na mediação tecnológica em educação de Moran (2014), além dos princípios da educação audiovisual na escola, conforme Moletta (2014), o projeto integrou práticas pedagógicas inovadoras que articularam conceitos matemáticos, linguagem audiovisual e análise de problemáticas sociais. Por meio da produção de curtas-metragens, os estudantes foram desafiados a relacionar a matemática com temas como arquitetura hostil, mobilidade urbana, economia popular, unidades de medida e probabilidade ligada aos jogos de aposta. A metodologia adotada incluiu produção de roteiro, gravação, edição e linguagem audiovisual, além de atividades de pesquisa de campo, levantamento de dados e roteirização colaborativa. As produções, com duração de até seis minutos, foram exibidas no FAMMB, um festival interno que contou com sessões de debate, avaliação e premiação. Como resultados, observou-se o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comunicacionais e matemáticas aplicadas, além do fortalecimento do pensamento crítico, do protagonismo juvenil e da percepção da matemática como ferramenta de análise da realidade e transformação social. O projeto contribuiu significativamente para a inclusão digital, a alfabetização científica e a melhoria do engajamento escolar, revelando o potencial da integração entre arte, ciência, tecnologia e educação para a formação de cidadãos críticos e criativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5582_TB8334_21062025214238.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "josecarlos.consultoria108@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134983 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8334 "inscrito_id" => 5582 "titulo" => "FESTIVAL AUDIOVISUAL MATEMÁTICA MIGUEL BATISTA: MATEMÁTICA, AUDIOVISUAL E INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS" "resumo" => "O projeto Festival Audiovisual Matemática Miguel Batista (FAMMB) foi desenvolvido com estudantes do 2º ano do ensino médio da ETE Miguel Batista, em Recife-PE, com o objetivo de promover a alfabetização científica, digital e matemática. Fundamentado na pedagogia crítica de Freire (2019) e na mediação tecnológica em educação de Moran (2014), além dos princípios da educação audiovisual na escola, conforme Moletta (2014), o projeto integrou práticas pedagógicas inovadoras que articularam conceitos matemáticos, linguagem audiovisual e análise de problemáticas sociais. Por meio da produção de curtas-metragens, os estudantes foram desafiados a relacionar a matemática com temas como arquitetura hostil, mobilidade urbana, economia popular, unidades de medida e probabilidade ligada aos jogos de aposta. A metodologia adotada incluiu produção de roteiro, gravação, edição e linguagem audiovisual, além de atividades de pesquisa de campo, levantamento de dados e roteirização colaborativa. As produções, com duração de até seis minutos, foram exibidas no FAMMB, um festival interno que contou com sessões de debate, avaliação e premiação. Como resultados, observou-se o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comunicacionais e matemáticas aplicadas, além do fortalecimento do pensamento crítico, do protagonismo juvenil e da percepção da matemática como ferramenta de análise da realidade e transformação social. O projeto contribuiu significativamente para a inclusão digital, a alfabetização científica e a melhoria do engajamento escolar, revelando o potencial da integração entre arte, ciência, tecnologia e educação para a formação de cidadãos críticos e criativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5582_TB8334_21062025214238.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "josecarlos.consultoria108@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }