Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PRINCIPAIS CONCEITOS, MARCOS HISTÓRICOS, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA DO/A ORIENTADOR/A EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129545
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 732
    "inscrito_id" => 6444
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PRINCIPAIS CONCEITOS, MARCOS HISTÓRICOS, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA DO/A ORIENTADOR/A EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente artigo derivou-se de uma pesquisa que visou aprofundar estudos na área da Educação, bem como para atender ao requisito parcial do curso de Pós-Graduação – Latu Sensu em Orientação Educacional, da Faculdade da Região Serrana – FARESE, teve como objetivo geral abordar quais os principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se nos objetivos específicos que foram: a) Compreender/sintetizar o trabalho/atuação do/a profissional deste campo de atuação; b) Compreender/sintetizar a importância do/a orientador/a educacional nos espaços escolares. Para que isso fosse possível foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória pautada metodologicamente em Pronadov (2013) e teoricamente em Sanches (1999), Oliveira (2010), Grinspun (2011 e 2014), Saviani (2013), Porto (2009), bem como em documentos contemporâneos e norteadores para a área da Educação como Brasil (2018) e Distrito Federal (2019), resultando então na compreensão e sistematização acerca dos principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se na contextualização e sistematização das características e conceitos da Orientação Educacional nas diferentes etapas e modalidades de ensino para atuação do/a Orientador/a Educacional: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como as ações a serem desenvolvidas por este/a profissional e, por fim, foi possível tecer apontamentos acerca a importância desta/e profissional nos espaços escolares na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6444_TB732_02032025152101.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOIRA RIROCA DA SILVA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MOIRA"
    "autor_email" => "moira.faed@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129545
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 732
    "inscrito_id" => 6444
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PRINCIPAIS CONCEITOS, MARCOS HISTÓRICOS, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA DO/A ORIENTADOR/A EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente artigo derivou-se de uma pesquisa que visou aprofundar estudos na área da Educação, bem como para atender ao requisito parcial do curso de Pós-Graduação – Latu Sensu em Orientação Educacional, da Faculdade da Região Serrana – FARESE, teve como objetivo geral abordar quais os principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se nos objetivos específicos que foram: a) Compreender/sintetizar o trabalho/atuação do/a profissional deste campo de atuação; b) Compreender/sintetizar a importância do/a orientador/a educacional nos espaços escolares. Para que isso fosse possível foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória pautada metodologicamente em Pronadov (2013) e teoricamente em Sanches (1999), Oliveira (2010), Grinspun (2011 e 2014), Saviani (2013), Porto (2009), bem como em documentos contemporâneos e norteadores para a área da Educação como Brasil (2018) e Distrito Federal (2019), resultando então na compreensão e sistematização acerca dos principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se na contextualização e sistematização das características e conceitos da Orientação Educacional nas diferentes etapas e modalidades de ensino para atuação do/a Orientador/a Educacional: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como as ações a serem desenvolvidas por este/a profissional e, por fim, foi possível tecer apontamentos acerca a importância desta/e profissional nos espaços escolares na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6444_TB732_02032025152101.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOIRA RIROCA DA SILVA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MOIRA"
    "autor_email" => "moira.faed@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo derivou-se de uma pesquisa que visou aprofundar estudos na área da Educação, bem como para atender ao requisito parcial do curso de Pós-Graduação – Latu Sensu em Orientação Educacional, da Faculdade da Região Serrana – FARESE, teve como objetivo geral abordar quais os principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se nos objetivos específicos que foram: a) Compreender/sintetizar o trabalho/atuação do/a profissional deste campo de atuação; b) Compreender/sintetizar a importância do/a orientador/a educacional nos espaços escolares. Para que isso fosse possível foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória pautada metodologicamente em Pronadov (2013) e teoricamente em Sanches (1999), Oliveira (2010), Grinspun (2011 e 2014), Saviani (2013), Porto (2009), bem como em documentos contemporâneos e norteadores para a área da Educação como Brasil (2018) e Distrito Federal (2019), resultando então na compreensão e sistematização acerca dos principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se na contextualização e sistematização das características e conceitos da Orientação Educacional nas diferentes etapas e modalidades de ensino para atuação do/a Orientador/a Educacional: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como as ações a serem desenvolvidas por este/a profissional e, por fim, foi possível tecer apontamentos acerca a importância desta/e profissional nos espaços escolares na contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.