Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGRAFIA E LITERATURA: DESCOMPLICANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129483
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 633
    "inscrito_id" => 5205
    "titulo" => "GEOGRAFIA E LITERATURA: DESCOMPLICANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA."
    "resumo" => "A Geografia é uma das ciências mais sublimes e próximas de nossa realidade cotidiana, pois, a Geografia ganha forma desde um simples copo de água cujo tomamos em nossas casas de maneira rotineira dia após dia, há até mesmo, ao complexo sistema político que rege, administra e estrutura nossa sociedade, entretanto, para que tal presença possa ser percebido, é necessário um grau de atenção e sensibilidade, todavia, isto exige-nos uma alfabetização geográfica, coiso ao qual, muita das vezes é algo falho ou pouco explorado durante o ensino básico, o que ocasiona uma lacuna e grande carência quando o assunto é Geografia entre os jovens. A presente pesquisa tem por um dos principais pilares teóricos em seu corpo de discussão, o livro, ( O Ensino de Geografia Na Escola), da escritora e geógrafa Lana de Souza Cavalcante (2012), um dos nomes mais respeitados na área do ensino de Geografia e da Geografia Educacional. Em suma, o estudo é de caráter teórico, tendo por aplicação metodológica a revisão bibliográfica e execução Qualitativa, bem como trazendo a discussão do lúdico como recurso nas aulas de Geografia por meio da literatura, visando uma quebra de paradigmas do “ensino bancário” (Freire, 2012) cujo é extremamente tradicional e que limita o aprendizado estudantil e sua criticidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID5205_TB633_08032025222312.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKSIEL DA SILVA MAXIMINO"
    "autor_nome_curto" => "JACKSIEL"
    "autor_email" => "jacksielsilva079@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129483
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 633
    "inscrito_id" => 5205
    "titulo" => "GEOGRAFIA E LITERATURA: DESCOMPLICANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA."
    "resumo" => "A Geografia é uma das ciências mais sublimes e próximas de nossa realidade cotidiana, pois, a Geografia ganha forma desde um simples copo de água cujo tomamos em nossas casas de maneira rotineira dia após dia, há até mesmo, ao complexo sistema político que rege, administra e estrutura nossa sociedade, entretanto, para que tal presença possa ser percebido, é necessário um grau de atenção e sensibilidade, todavia, isto exige-nos uma alfabetização geográfica, coiso ao qual, muita das vezes é algo falho ou pouco explorado durante o ensino básico, o que ocasiona uma lacuna e grande carência quando o assunto é Geografia entre os jovens. A presente pesquisa tem por um dos principais pilares teóricos em seu corpo de discussão, o livro, ( O Ensino de Geografia Na Escola), da escritora e geógrafa Lana de Souza Cavalcante (2012), um dos nomes mais respeitados na área do ensino de Geografia e da Geografia Educacional. Em suma, o estudo é de caráter teórico, tendo por aplicação metodológica a revisão bibliográfica e execução Qualitativa, bem como trazendo a discussão do lúdico como recurso nas aulas de Geografia por meio da literatura, visando uma quebra de paradigmas do “ensino bancário” (Freire, 2012) cujo é extremamente tradicional e que limita o aprendizado estudantil e sua criticidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID5205_TB633_08032025222312.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKSIEL DA SILVA MAXIMINO"
    "autor_nome_curto" => "JACKSIEL"
    "autor_email" => "jacksielsilva079@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Geografia é uma das ciências mais sublimes e próximas de nossa realidade cotidiana, pois, a Geografia ganha forma desde um simples copo de água cujo tomamos em nossas casas de maneira rotineira dia após dia, há até mesmo, ao complexo sistema político que rege, administra e estrutura nossa sociedade, entretanto, para que tal presença possa ser percebido, é necessário um grau de atenção e sensibilidade, todavia, isto exige-nos uma alfabetização geográfica, coiso ao qual, muita das vezes é algo falho ou pouco explorado durante o ensino básico, o que ocasiona uma lacuna e grande carência quando o assunto é Geografia entre os jovens. A presente pesquisa tem por um dos principais pilares teóricos em seu corpo de discussão, o livro, ( O Ensino de Geografia Na Escola), da escritora e geógrafa Lana de Souza Cavalcante (2012), um dos nomes mais respeitados na área do ensino de Geografia e da Geografia Educacional. Em suma, o estudo é de caráter teórico, tendo por aplicação metodológica a revisão bibliográfica e execução Qualitativa, bem como trazendo a discussão do lúdico como recurso nas aulas de Geografia por meio da literatura, visando uma quebra de paradigmas do “ensino bancário” (Freire, 2012) cujo é extremamente tradicional e que limita o aprendizado estudantil e sua criticidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.